quinta-feira, novembro 17, 2005

Pré e Proto-história na bacia do Lis


No âmbito de um Mestrado em Evolução Humana do Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra está a decorrer em Leiria, no seu castelo altaneiro, uma Exposição Temporária de 30 de Setembro 2005 a 30 de Março 2006, com entrada gratuíta. Esta é descrita no site da Câmara Municipal de Leiria do seguinte modo:

A extraordinária capacidade de Adaptação Humana aos mais variados ambientes criou, durante milénios, uma relação de simbiose, em que habitantes e habitats se fundiam num só” é a frase que introduz o visitante nesta viagem pela Arqueologia e Evolução Humana.

A iniciativa surge, em primeiro lugar, como um balanço actualizado, dos imensos trabalhos arqueológicos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, na região de Leiria e que revelaram novos dados de grande importância no contexto dos conhecimentos relativos à ocupação humana destes territórios.

Muitas são as vertentes da arqueologia que têm convivido em Leiria, desde a municipal (através da Oficina de Arqueologia, criada em 2003), passando por investigadores dos meios académicos, até aos muitos trabalhos de emergência ou de minimização de impactos patrimoniais em acompanhamentos de obra.

Destas intervenções, que englobam cronologias desde a Pré-história Antiga até à Arqueologia Industrial, a opção foi o enfoque na área da Pré e Proto-história, já que Leiria tem sido palco de descobertas arqueológicas e antropológicas (Menino do Lapedo) de muita relevância no contexto nacional e internacional, que importava trazer a público de uma forma didáctica, abrangente e actual.

Constata-se ainda a realização de actividades para alunos, a saber:

Os ateliers pedagógicos pretendem incentivar a aprendizagem, promover a divulgação e valorização do património cultural, fazer a ponte entre o passado e o presente de forma criativa, despertando o público-alvo para as ciências em torno da Pré-história e Evolução Humana.

Informações:
Os ateliers decorrem uma ou duas vezes por semana durante duas horas. Estes definem-se como um espaço lúdico-pedagógico destinado, preferencialmente, a alunos do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
Cada atelier não deve exceder 20 crianças.
A participação dos grupos organizados realiza-se mediante marcação prévia. Os alunos devem ser acompanhados pelo professor responsável.
Horário: Das 10h00 às 12h00 ou das 14h30 às 16h30, nos Paços Novos do Castelo de Leiria.

Ateliers:

“Talhar a pedra na Pré-história - Como se faziam as ferramentas?”

“Riscos e Rabiscos - A Arte na Pré-história ”

“Como são os ossos dos animais?”

“Brincar com a Grande Árvore da Evolução Humana”

“Procurar, escavar e conservar!”

Finalmente, a acompanhar estas actividades decorrerá um ciclo de Conferências de elevado valor científico, como facilmente se comprovará:

Calendário de Conferências e oradores:
Novembro 2005 | Dia 25
“Atapuerca: O Homo heilderbergensis”
- Juan Luis Arsuaga, Co-Director do Projecto de Atapuerca, Prof. Catedrático da Universidade de Complutense de Madrid.

Dezembro 2005 | Dia 09
“Chimpanzés: os nossos parentes mais próximos”
- Cláudia Sousa, Primatóloga, especialista em Chimpanzés, Prof. Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa.

Janeiro 2006 | Dia 27
“O Neandertal”
- Bernard Vandermeersch, Responsável pela descoberta de vários fósseis de Neandertais, Prof. Emérito.

Fevereiro 2006 | Dia 24
“Evolução Humana Um Balanço Actual”
- Eugénia Cunha, Profª. Catedrática, Antropologia Biológica, Universidade de Coimbra.

Março 2006 | Dia 03
“O Menino do Lapedo e as origens do Homem Moderno na Europa”
- João Zilhão, Arqueólogo, Prof. da Universidade de Lisboa. Co-responsável pela descoberta do “Menino do Lapedo”.

Sem comentários: