terça-feira, fevereiro 14, 2006

Aranha com 1 milímetro na Arrábida

Notícia publicada pelo Correio da Manhã:


Tem um milímetro, quase tanto como uma pulga, mas é uma aranha, das mais pequenas do Mundo. Esta micro-recordista vive no Parque Natural da Arrábida, ao que tudo indica na gruta do Frade.

O minúsculo bicho foi encontrado por acaso no final do ano passado, quando decorriam trabalhos de exploração e estudo da gruta. Ninguém deu por ele, a não ser no laboratório. “Não a vimos na gruta. Deve ter ido agarrada às amostras de fauna e flora cavernícolas”, conta Francisco Rasteiro, presidente do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA).

O biólogo especialista em aranhas Pedro Cardoso está entusiasmado com a descoberta. “É quase certo que a nossa aranha de quatro olhos é uma anapistula symphytognathidae.” Os exemplares encontrados são fêmeas, amarelas, de patas curtas, com cerca de um milímetro. “Nunca vi uma aranha adulta tão pequena.” O macho, que os espeleólogos não encontraram, é ainda mais pequeno – 0,4 milímetros.

ESTADO NÃO APOIA

Caso se confirme tratar-se de uma anapistula, a da Arrábida será a única conhecida na Europa. Os parentes mais próximos encontram-se na África sub-sariana. “Apesar da extrema dificuldade de encontrar animais com poucos milímetros de comprimento, a equipa de trabalho tem conseguido descobri-los e fotografá-los”, celebra Francisco Rasteiro, lamentando apenas que o Instituto da Conservação da Natureza não tenha mostrado interesse em apoiar o estudo da gruta do Frade.

“Logo que for possível efectivar estudos mais concretos com especialistas na área da bioespeleologia, será dado um passo importante na compreensão de todo o ecossistema cársico [relevo em rochas calcárias, por acção das águas], bem como da relação com os agentes do exterior.”

COMEDORA DE PÁSSAROS

A ciência tem catalogado como a mais pequena aranha do Mundo o macho da espécie ‘Patu digua’, originário do Bornéu, com 0,37 milímetros de comprimento. No entanto, o mais famoso dos aracnídeos é a tarântula. E é desta espécie que faz parte a maior aranha do reino animal, conhecida como Golias, capaz de comer pássaros, sapos, lagartos e ratos.

por Isabel Ramos (Link para notícia)

1 comentário:

Desambientado disse...

Muito interessante. Afinal aqui não se fala só de geologia, astronomia e austronautica.

Bom Carnaval.