sábado, maio 27, 2006

Sismo na Indonésia

Sismo na Indonésia provoca 2727 mortos
27.05.2006 - 13h58 AFP, Lusa

O sismo que abalou hoje a ilha indonésia de Java provocou, até ao momento, 2727 mortos, segundo um novo balanço avançado pelo ministério indonésio dos Assuntos Sociais.

O sismo, que o Instituto Geológico norte-americano disse ter atingido o grau 6,2 na escala aberta de Richter, foi registado às 05h33 locais (22h33 de ontem em Lisboa) e teve o epicentro localizado 25 quilómetros a sudoeste de Yogyakarta - a 400 quilómetros da capital indonésia, Jacarta.

O aeroporto de Yogyakarta permanece fechado pelos danos sofridos na pista e as linhas telefónicas entraram em colapso. Enquanto prosseguem as operações de resgate, o Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, visita amanhã as zonas afectadas, acompanhado por vários ministros.

Considerado um dos principais centros turísticos do país, devido aos famosos templos de Burubudur, a cidade de Yogyakarta encontra-se próxima do vulcão Merapi, que entrou este mês em actividade.

Especialistas afirmam que o sismo provocou uma escalada na actividade vulcânica, mas, até agora, não há notícia de perigo iminente para as populações das redondezas.

in Público - ver notícia

ADENDA - Em 31.05.2006 o Público relatava já mais 5.800 mortos. Para aceder à notícia clicar aqui. O USGS, através do Earthquake Hazards Program, dava como valor da magnitude 6,3 e 6.200 mortos na sua informação final.

Sem comentários: