domingo, julho 02, 2006

Fotos de uma Observação Astronómica

No âmbito de uma Acção de Formação que estou actualmente a dar - "Introdução ao Ensino Experimental de Astronomia nos Ensinos Básico e Secundário", realizei uma Observação em Vale de Ventos - Serra dos Candeeiros, em 30.06.2006, para a qual convidei os Geopedrados e os leitores deste Blog...


Apesar das más condições meteorológicas, lá se fez o que se pode. O meu amigo João Nelson Ferreira, Mestre em Ensino de Astronomia, explicou como são e funcionam os telescópios, os seus tipos e montagens, como se usam e algumas técnicas de observação. Depois, por estar nublado, jantámos - os nossos parabéns ao cozinheiros...!


A seguir, por insistência, o céu lá abriu e deu para ver muita coisa. Quando a malta começou a debandar e o céu ficou um pouco pior, guradámos o material (5 telescópios e 3 binóculos...) e, uns, foram para casa, outros, dormiram na casa.


Esta Casa Abrigo é, de facto excelente, e merece todos os nossos elogios... A sua lareira e lenha, os quartos, a cozinha, a sala, o alpendre, as casas de banho a água (proveniente da cisterna e dá para tomar banho quente) e o local, tudo vale a pena. Para a alugarem, basta irem à Ecoteca de Porto de Mós (no Jardim, junto ao Rio Lena, no centro da Vila) ou ligar para o seu número de telefone (244 491 904) ou fax (244 403 555).

Qualquer dia há mais...!

Sem comentários: