quarta-feira, julho 19, 2006

Matar saudades...

Hoje foi um dia diferente para mim - passei o dia no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra...! Foi excelente: poder trabalhar um pouco (e, sobretudo, ver como trabalham...) no Laboratório de Radioactividade Natural, estar com o Catedrático Doutor Luís Neves (muitos parabéns...!), com o Doutor Alcides Pereira, com o Luís Costa e com com mais malta do Radão, tudo foi - passe o pleonasmo - excelente!



Depois, o almoço, no Bar do Departamento, não estava mau (não desfazendo do senhor Raúl, que será sempre o nosso barman...) e a companhia dos Doutores Alexandre Tavares, Fernando Figueiredo e Manuela Vinha, entre outros, a possibilidade de pôr a conversa em dia, de saber os últimos mentideros, de falar dos exames do Secundário, das minas que irão (poderão) abrir, da variação dos preços de alguns recursos geológicos, da problemática da radiactividade natural portuguesa, tudo foi bom e interessante.

A única coisa de que não gostei de saber foi o facto de o Governo ter deixado contribuir directamente para o Orçamento do Departamento e este encargo ser assumido directamente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É pena que daqui a uns anos, o estado português pague bem caro por ter ficado somente com a Geologia na Universidade de Lisboa - nem parece que foi o mesmo Ministro que lançou a Geologia no Verão o que decretou a lenta agonia da Geologia em Coimbra...

Também me custou saber que muitos dos Laboratórios da Geologia estão agora às moscas e a degradarem-se ou, simplesmente, desapareceram, bem como aperceber-me do reduzido número de alunos a frequentarem os cursos daGeologia e dos numerus clausus de este ano (só 10 caloiros na Licenciatura em Geologia de Coimbra, se houver candidatos...).

Mas algumas coisas não acabaram hoje - vamos ver se a malta da Radiactividade Natural quer dar uma Acção de Formação sobre o assunto (porque, certamente, há clientes...) e se o Doutor Fernando Figueiredo cumpre com a promessa de descer com os espeleólogos de Leiria (o NEL - Núcleo de Espeleologia de Leiria) à Mina da Guimarota (que já estudou à superfície, em conjunto com a Doutora Lídia Catarino).


E, como se diz na minha terra, morra quem se negue...

Sem comentários: