terça-feira, março 27, 2007

Congresso Ibérico da International Permafrost Association

I CONGRESSO IBÉRICO DA INTERNATIONAL PERMAFROST ASSOCIATION
Ambientes periglaciários e variações climáticas: das montanhas às altas latitudes

Guarda, Portugal
25-27 de Junho de 2007


O I Congresso Ibérico da International Permafrost Association reunirá na Guarda os principais especialistas ibéricos em temáticas periglaciárias, que apresentarão os resultados das mais recentes investigações em curso. No congresso serão também discutidas as prioridades futuras na investigação sobre periglaciarismo, e delineada a estratégia de colaboração dos grupos português e espanhol da International Permafrost Association. Esta será a primeira reunião ibérica do IPA, surgindo na sequência da adesão de Portugal como membro associado do IPA em 2005, e na continuidade das reuniões bienais do grupo IPA-España, que contaram quase sempre com a presença de investigadores portugueses.

O I Congresso Ibérico da International Permafrost Association está enquadrado nas actividades ibéricas do Ano Polar Internacional 2007-08, e nele será discutida a participação ibérica nos projectos internacionais ANTPAS - Antarctic and Sub-Antarctic Permafrost, Soils and Periglacial Environments e TSP - Permafrost Observatory Project: A Contribution to the Thermal State of Permafrost

Após o congresso será efectuada uma visita de estudo à Serra da Estrela que dará a conhecer aos participantes os conhecimentos mais recentes acerca da morfogénese glaciária e periglaciária da mais alta montanha de Portugal.

Pretende-se ainda que o I Congresso Ibérico da IPA seja uma oportunidade para os jovens estudantes de Ciências da Terra e áreas afins, contactarem com especialistas em periglaciarismo, e para desenvolverem os seus conhecimentos nesta temática.


Temas chave:
a) A dinâmica actual em ambientes periglaciários de montanha
b) Ambientes periglaciários quaternários. Testemunhos e cronologia
c) Ambientes periglaciários das regiões polares e variações climáticas


Inscrições
Não-estudantes:
Até 30 de Abril de 2007: 100 euros
Depois de 30 de Abril de 2007: 130 euros

Estudantes (com apresentação de prova documental):
Até 30 de Abril de 2007: 50 euros
Depois de 30 de Abril de 2007: 75 euros

Visita de Estudo à Serra da Estrela (27 de Junho):
A visita terá um número limitado de participantes e será preenchida por ordem de inscrição.
Preço: 25 euros (inclui almoço)

Inscrição e Submissão de Resumos on-line


Apresentação de trabalhos

Os trabalhos serão apresentados oralmente ou em poster, sendo que o primeiro autor de cada trabalho pode submeter no máximo uma apresentação oral e dois posters.

Os trabalhos poderão ser apresentados em português, espanhol ou inglês.

Os resumos devem ser preenchidos no formulário on-line de inscrição definitiva até ao dia 18 de Abril de 2007. O texto deve incluir uma breve descrição dos objectivos, trabalho desenvolvido e as principais conclusões. Devem ser fornecidas 5 palavras-chave. O texto não poderá exceder os 3000 caractéres, incluindo espaços. O autor deve indicar se pretende apresentar o trabalho oralmente, ou em poster.

Todos os resumos enviados serão apreciados por três membros da comissão científica, que decidirão a sua aceitação.

As apresentações orais terão uma duração máxima de 15 minutos.
Os posters não deverão exceder os 80x120 cm.


Publicação dos trabalhos

Os autores poderão enviar artigos referentes aos trabalhos apresentados para publicação em número especial da Finisterra - Revista Portuguesa da Geografia.

De forma a assegurar um elevado nível qualitativo, os trabalhos serão sujeitos a um processo de avaliação por parte do Conselho Científico do congresso. As normas de envio são as da revista Finisterra.

Os trabalhos deverão ser enviados à Comissão Organizadora até 30 de Setembro de 2007. Todo o processo editorial deverá estar concluído até 30 de Novembro de 2007.


Organização

International Permafrost Association - Portugal
Centro de Estudos Geográficos - Universidade de Lisboa

Apoios:
Comité Português para o Ano Polar Internacional
Departamento de Geografia - FLUL
Parque Natural da Serra da Estrela


Página do Congresso - LINK

Sem comentários: