sexta-feira, março 02, 2007

Geólogo... ma non troppo

Um géólogo (David Gamboa) colocou na mailing-list da Geopor o seguinte e-mail, que publico sem comentários:
Caros colegas:
Recebi por e-mail um anuncio de um estágio necessitando com urgência um geologo, que passo a transcrever:

O meu orientador de mestrado precisa com urgência de um/uma Geólogo/a para fazer um estágio, infelizmente não remunerado, no estudo para o aeroporto da OTA, quem estiver interessado, contacte-me ou contacte o Departamento de Geotecnica, Núcleo de Geologia de Engenharia do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Passem a informação a quem possa estar interessado, Obrigada!
...ao que alguém respondeu e enviou para todos os que receberam o anúncio acima o seguinte:

Então um projecto que envolve "milhões de Euros" como é o caso do aeroporto daOTA, querem oferecer um estágio "NÃO RENUMERADO!!!" Mas andamos aquitodos só para aquecer, ou a ver passar aviões????O LNEC não se digna a renumerar um estagiário associado a um projecto desta envergadura????TENHAM VERGONHA!!! ISTO É INADMISSÍVEL!!!!Realmente, a última linha resume o que se pode pensar acerca de todo este assunto! É realmente vergonhoso ver que tantos milhões são gastos numa mega-projecto que vai dar dinheiro a muita gente, entre dirigentes, empreiteiros, engenheiros ou mesmo trolhas a fazer horas extraordinárias e um "mísero" geólogo, que se esfalfa alguns anos durante o curso na expectativa de arranjar um trabalho minimamente decente não receba um centavo ao dar o seu contributo para uma coisa tao grandiosa, a não ser que pagar a um geologo seja uma grande derrapagem no orçamento...
Imagine-se a conversa de café "entao, já arranjaste trabalho?", "sim sim, estou a fazer um estudo para o aeroporto da OTA", "ena pah, entao isso deve dar dinheiro hem?", "não, nada, não recebo um tusto!"... ridiíulo..Será o geologo apenas uma "coisa" que tem de aparecer, so para ficar bonito? Faz-se um estudo geológico sobre a zona, porque hoje em dia essas coisas são importantes e quase um requisito, fica bem no relatório, mas no fim de contas parece mais um fardo do que um cargo minimamente respeitável.
O assunto dos estágios há-de continuar a causar este tipo de polémicas, em que as empresas ou entidades financiadoras pretendem poupar uns tostões e continuar a deixar todos os recém-licenciados de nervos em franja com a sua situação de vida, em que acabam o curso e arranjam um trabalho mas têm de continuar a viver às custas dos pais por mais uns meses enquanto executam o "precioso" estagio que contribuirá para acrescentar mais uma linha no currículo, mas e depois? Acabam, muito bem obrigado e até à proxima, boa sorte no futuro a encontrar algo e essas coisas todas... e são mais uns meses de entrevistas e procura à espera que a sorte bata à porta.
As empresas fartam-se de fazer dinheiro, mas enquanto os Sr. Dr. dos altos quadros recebem os seus bons milhares de euros para o seu bom estilo de vida e ainda sobra para pagar as prestaçoes da casa de ferias no algarve e do mercedes, não se arranjam meia dúzia de trocos para pagar a jovens em início de carreira.

Sem comentários: