domingo, abril 15, 2007

Os últimos sismos

Agora que as coisas acalmaram um pouco nos Açores, fica aqui o ponto da situação no que toca a sismos sentidos no nosso território.


1. Continente

É de salientar o sismo ocorrido a sul de Vila do Bispo (coordenadas 36.89N, -8.89), com magnitude 3,5 e intensidade III em Vila do Bispo, no dia 10.04.2007, pelas 19.46 horas (TU).


2. Açores

A coisa melhorou e acalmou, mas continua a mexer nos Grupos Central e Oriental...

2.1. Grupo CentralA oeste da Ponta dos Capelinhos os sismos são o que se vê no mapa - uma quantidade de epicentros que atapeta o mar... O último sentido pelas populações foi em 10.04.2007, sentido no Capelo com intensidade II/III, e teve 2,9 de magnitude.

2.2. Grupo OrientalOs sismos têm-se registado sobretudo a oeste dos Mosteiros (na ponta oeste da ilha de São Miguel) e, sobretudo, na zona dos ilhéus das Formigas e da Fossa da Povoação (aproximadamente entre São Miguel e Santa Maria). Alguns destes sismo da zona das Formigas foram sentidos em três ilhas (as anteriormente referidas e ainda, no Grupo Central, na Terceira). O último sismo sentido por populações ocorreu em 11.04.2007 (intensidade III em Vila Franca do Campo - São Miguel).

Fonte - Instituto de Meteorologia

1 comentário:

Carlos Faria disse...

isto aqui nunca está calmo, ora nos Mosteiros (apenas 4 eventos registados), ora entre S. Miguel e Santa Maria, ora a WNW dos Capelinhos, ora a NNE do Faial, junto a minha casa... apenas agora tem havido uma maior divulgação pois a página do CVARG passoub a ter maior número de actualizações... a zona de S. Jorge continua perigosamente calma