quarta-feira, junho 20, 2007

Antiga mina reabre na serra da Freita

Uma antiga mina de volfrâmio vai ser aberta ao olhar dos curiosos, durante o Verão, na serra da Freita, no concelho de Arouca. O passo seguinte será a apresentação, no final do ano, da candidatura para o reconhecimento do Geoparque de Arouca.

A iniciativa surge integrada na Rota do Ouro Negro, que recupera o imaginário da exploração do volfrâmio. Uma antiga mina junto do rio Frades vai constituir um dos novos pólos de atracção dos adeptos de percursos pedestres que procuram a serra da Freita. O projecto será dinamizado pelo Grupo de Espeleologia e Montanha de Aveiro. Esta é mais uma iniciativa, no âmbito da promoção do turismo de natureza da serra da Freita.

Nos planos do presidente da Câmara Municipal de Arouca, José Neves, está também a candidatura do município à Rede de Geoparques da UNESCO, o que deverá acontecer no final do corrente ano. O conceito de geoparque implica não só a existência de património geológico específico, como também uma estratégia de desenvolvimento territorial, a uma escala local.
Arouca faz valer na sua candidatura duas características locais: um fenómeno conhecido localmente como as "pedras parideiras" (pedras que dão origem a outras pedras) e fósseis marinhos de invertebrados do período Ordovícico Médio (entre os 462 e 468 milhões de anos) existentes no Centro Interpretativo de Canelas - os chamados Trilobites.

O reconhecimento permitirá aceder a fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para projectos locais no âmbito da arqueologia industrial, preservação da raça autóctone arouqueza e desportos de águas bravas.

A serra da Freita - que se estende pelos municípios de Arouca, S. Pedro do Sul (Viseu) e Vale de Cambra, no distrito de Aveiro -, integra com a vizinha serra da Arada a lista nacional de sítios da Rede Natura 2000, com uma área total de 28.659 hectares.

Escrito por DN - 19-Jun-2007
in: http://www.arouca.biz/

Sem comentários: