terça-feira, junho 19, 2007

XI Noite Europeia dos Morcegos

Protagonistas de filmes de terror e ditados supersticiosos, os mal amados morcegos são na verdade inofensivos, e podem tornar-se nos melhores amigos dos agricultores, ajudando a prevenir pragas graças à sua predilecção por insectos.

Na próxima sexta-feira, altura em que se comemora a XI Noite Europeia dos Morcegos, miúdos e graúdos vão ter oportunidade de descobrir o lado mais simpático destes animais e desmistificar preconceitos, participando nas iniciativas que vão decorrer no Castelo de Santa Maria da Feira para assinalar esta data.

Cerca de 250 crianças vão poder assistir a uma sessão informativa sobre morcegos, fazer um trajecto com actividades lúdicas, e ao entardecer, juntarem-se aos adultos para captação dos ultrassons emitidos por estes mamíferos alados.

"Os morcegos dormem durante o dia e só saem dos abrigos ao crepúsculo para se alimentarem", adiantou a bióloga Lucília Guedes, da FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens), entidade que organiza a iniciativa.

Os ultrassons vão ajudar a descobrir a localização dos morcegos e identificar as espécies.

"É um animal mal amado, muito associado a medos e superstições. Queremos mostrar aos mais pequenos que os nossos morcegos são inofensivos, não são vampiros", salientou Lucília Guedes.

Em Portugal Continental, existem 24 espécies de morcegos, das quais nove estão em perigo de extinção, e todas estão protegidas por lei.

"Não se pode matar os morcegos, mas infelizmente isso ainda acontece porque as pessoas não gostam deles ou sentem-se incomodadas".

A bióloga aponta o caso de Salreu, junto à ria de Aveiro, onde as pessoas se queixam que os morcegos não as deixam dormir e arranham as persianas com as garras.

Mas há alternativas: "podem construir caixas-abrigo ou contactar o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB)", sugeriu.

Lucília Guedes assinala, por outro lado, os benefícios associados aos morcegos.

"São muito importantes porque comem grandes barrigadas de insectos todas as noites e ajudam a combater as pragas agrícolas. Se eles desaparecerem, os agricultores vão ter de usar muito mais insecticidas para proteger as colheitas".

A Noite Europeia dos Morcegos é comemorada, todos os anos, em mais de 30 países.

Em Portugal, a celebração deste evento conta com o apoio de várias entidades, como a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Museu de História Natural da Universidade do Porto ou o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.


RCR

Lusa - 19 de Junho de 2007
in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/uvqMdtIcxaJbePnuT7jnvA.html

Sem comentários: