quinta-feira, julho 12, 2007

A Geologia da região de Leiria

Decorreu na terça-feira (10.07.2007) uma actividade na minha Escola intitulada A Geologia da região de Leiria, da qual este Blog (em estereofonia com o GeoLeiria e Ciências Correia Mateus), em conjunto com Departamento da Ciências Físicas e Naturais da Escola Correia Mateus e ainda com as Escolas Secundária Francisco Rodrigues Lobo e EB 2.3 Dr. Correia Mateus, era co-organizador.

A actividade, orientada pelo Professor Doutor Jorge Dinis, do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e meu ex-professor, teve a presença de cerca de 25 participantes, oriundos de 6 Escolas, tendo tido de manhã uma sessão teórica (com uma apresentação PowerPoint, disponível para os participantes e com cerca de 90Mb...), um Almoço na Cantina Escolar (que, como sempre, estava óptimo, embora houvesse umas queixas por não haver vinho...) e uma Saída de Campo à tarde.

Fica aqui ainda o percurso, disponibilizado pelo amigo João Nelson Ferreira, para quem quiser ver o percurso da tarde no GoogleEarth - clicar AQUI (usar o botão do lado direito do rato e escolher a opção "Guardar destino como...", "Guardar ligação como...", "Save as..." ou similar).

Foi, como habitualmente, excelente - as pessoas adoraram e querem saber quando é que se faz outra...! Foi ainda possível falar de diversos assuntos (GPS's, material informático, actividades da Geologia no Verão, outras visitas a marcar e de Espeleologia...) pelo que o encontro foi bastante proveitoso.

Restando-nos agradecer mais uma vez ao Doutor Jorge Dinis, pela sabedoria e amabilidade de nos aturar, aqui fica um resumo fotográfico da actividade:

Início da Palestra teórica.

O palestrante - Professor Doutor Jorge Dinis - Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.

Assistência na Palestra na Escola Correia Mateus.

Almoço-convívio na Cantina da Escola Correia Mateus.

Explicação sobre Geologia de Leiria dada pelo Doutor Jorge Dinis à entrada do Castelo.

Rochas do Castelo de Leiria (calcários e doleritos), alguns com reutilização (pedra talhada romana, com inscrições latinas) mostrados pelo Doutor Jorge Dinis a entrada do Castelo.

Mapa Geológico de Leiria, mostrado pelo Doutor Jorge Dinis, junto ao varandim do Castelo de Leiria.

Mapa Geológico de Leiria, mostrado pelo Doutor Jorge Dinis e Doutoranda Anabela Veiga, na Torre de Menagem do Castelo de Leiria.

Falha, junto ao Liceu de Leiria, que delimita a este o Diapiro de Leiria-Parceiros (parte superior Calcários em plaquettes jurássicos, por baixo Margas da Dagora - evaporitos da base do Mesoz´poico, loga acima do Grés de Silves, ricos em gesso e sal-gema).

Fósseis de ostreídeos, junto aos limites da falha que delimita a oeste o Diapiro de Leiria-Parceiros (cruzamento da Estrada Nacional 1 - IP2 com Estrada da figueira da Foz).

Recolhendo fósseis de rudistas, junto aos limites da falha que delimita a oeste o Diapiro de Leiria-Parceiros (cruzamento da Estrada Nacional 1 - IP2 com Estrada da figueira da Foz).


ADENDA: Por sugestão de um nosso leitor e amigo, foram acrescentadas legendas às fotos.

3 comentários:

Carlos Faria disse...

Caro Colega, uma legendas nas fotos geológicas dava-me algum jeito, é que estes meus olhos habituaram-se, quase em exclusivo, a ver rochas e estruturas vulcânicas ou tectónicas, pelo que começam a ficar algo destreinados nas sedimentares e outros fenómenos que as afectam. Isto de crusoé geológico tem destas consequências e daí procurar outros interesses... mas parabéns pela actividade que aí desenvolvem no campo da geologia (ser um grupo dá mesmo dinamismo) e pelo blog que continuo a visitar regularmente.

Carlos Faria disse...

Em primeiro lugar agradeço a simpatia de ter colocado legendas nas fotos, em segundo foi com muita alegria que após mais de 20 anos voltei a ouvir falar das margas da Dagorda... cujo primeiro contacto se relacionou com a minha cadeira de Geologia de Portugal, quando efectuei um trabalho sobre o Triásico, e a ser sincero, deu-me vontade de voltar a estudar a geologia desse rectângulo peninsular.

Fernando Martins disse...

E ninguém quer a apresentação sobre esta actividade? - É excelente...