terça-feira, agosto 07, 2007

Geologia no Verão - Actividade da SPE


Foi interessantíssima e a componente geológica foi bem introduzida, tendo-me levado a sítios onde nunca tinha ido (eu que sou da zona...). Fomos primeiro a Caldelas, ver uma exsurgência de água mais ou menos quente (o nome diz tudo...), depois ao Canhão do Lapedo (estes dois nos limites/cercanias do Sinclinal dos Pousos).






Depois fomos até às Fontes, onde almoçámos, ver diversas exsurgências do Rio Liz (onde conheci a exsurgência do Olho da Ti Maria Cachopinha) e o Poço.





Finalmente, em Reguengo do Fetal, vimos um espelho de falha fantástico e o Buraco Roto, com a sua exsurgência temporária e a queda de água dela resultante.




Foi uma actividade porreira, pelo que aprendemos, pelo convívio e troca de experiências, pela conversa com os espeleólogos e pelo tempo fantástico (sem Sol...) que esteve. Deixamos aqui mais algumas fotos:



Fotos de Fernando Martins (com excepção da última, de João Martins...)

4 comentários:

Carlos Faria disse...

Continuo a ver que o projecto Geologia no Verão é um sucesso... é a divulgar a nossa ciência que a dignificamos, pois mostramos aos outros o seu real valor.

Fernando Martins disse...

É verdade... e pelos Açores, não há também umas coisas destas...?

Carlos Faria disse...

Há o programa ciências no verão, mas, pelo que ouço, a geologia está ausente, contudo posso estar errado, afinal não estou em todas as ilhas. Todavia várias residentes e visitantes começam a solicitar informações sobre as ciências da terra... por isso com o tempo isto vai lá.

Fernando Martins disse...

Na Geologia no Verão 2007, nos Açores, apenas os micaelenses tiveram direito a actividades: há a Viagem ao centro da Ilha de São Miguel
(dos Amigos dos Açores) que leva em 8 actividades visitantes à Gruta do Carvão.

Pode consultar em:
http://www.cienciaviva.pt/veraocv/geologia/geo2007/index.asp?accao=showactivdistrito&id_distrito=14

Os Amigos dos Açores têm ainda uma actividade na Biologia no Verão, o que é muito pouca para uma região tão grande e tão bonita...