sexta-feira, setembro 21, 2007

NEALC - Núcleo de Espeleologia de Alcobaça

Da mailing-list espeleo_pt publicamos a seguinte carta:

Cara comunidade espeleológica nacional:


O NEALC (Núcleo de Espeleologia de Alcobaça) quer anunciar aqui as suas descobertas, desde o Verão de 2005. Um pouco tardias, mas pelo único motivo, a sua constituição.

Os membros do NEALC desde o Verão de 2005 têm vindo a descobrir, no concelho de Alcobaça, mais propriamente na Ribeira Vale do Mogo, em Chiqueda, onde nasce o Rio Alcôa, bastantes estruturas Espeleológicas.

Desde essa data para cá muitos fenómenos Espeleológicos foram descobertos, alguns com elevada importância, como o caso da nascente Suão Velho e Nascente da Fontinha, entre outros, algares e sumidores, alguns com evidente ligação ao sistema do Alcôa, outros ainda por saber.

A primeira a ser descoberta (Suão Velho) este mês, será finalmente prospectada com mergulhos subterrâneos, do qual esperamos ter bons resultados, a segunda (Fontinha) terá de ser desobstruída para possível bombagem, uma vez que suspeitamos ser independente do sistema do Alcôa, pois está mais elevada e "rebenta" primeiro no Inverno. Apenas poderá ser um fenómeno como o da Fórnea, mas teremos de ter certezas.

Peço aos interessados que façam uma visita ao Blog do NEALC
http://espeleonealc.blogspot.com/


Saudações Espeleológicas,

Orlando António
NEALC

Sem comentários: