quarta-feira, outubro 31, 2007

Abertura oficial do Ano Internacional do Planeta Terra

Como é do conhecimento geral, 2008 foi proclamado pelas Nações Unidas como Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT).

No próximo dia 10 de Novembro, vai decorrer, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, a abertura oficial das comemorações em Portugal.

O documento de divulgação da actividade diz o seguinte:

Lançamento Nacional de 2008 - Ano Internacional do Planeta Terra




O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, acolhe a cerimónia de lançamento em Portugal do Ano Internacional do Planeta Terra no próximo dia 10 de Novembro, Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento. Proclamado pelas Nações Unidas, o Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT) está centrado em 2008, mas abarca o triénio 2007-2009, e insere-se na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), actualmente a decorrer.

O AIPT em Portugal inclui um vasto leque de eventos a realizar em todo o país ao longo de três anos, subordinados ao tema “Ciências da Terra para a Sociedade”, na perspectiva de que o conhecimento em Geociências contribui para melhorar as condições de vida dos cidadãos, ao ajudar a minimizar desastres naturais, a localizar aquíferos ou a gerir adequadamente os recursos naturais. Alterações climáticas e biodiversidade são igualmente preocupações assumidas pelos cerca de meio milhão de Geocientistas em todo o mundo, cuja actividade carece, muitas vezes, de reconhecimento público, designadamente por parte de decisores políticos ou de agentes económicos.

O programa de actividades do AIPT em Portugal, que será apresentado no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no dia 10 de Novembro, é coordenado pelo Comité Português para o AIPT, que tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

O Comité foi criado em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e nele estão representadas mais de uma centena de instituições nacionais, desde universidades a autarquias que, conjuntamente com o apoio do sector empresarial e de associações profissionais e de defesa do ambiente, pretendem difundir junto dos cidadãos a relevância social das Geociências.

A cerimónia oficial está agendada para as 15.00 horas e conta com a presença de vários ministros e de diversas personalidades da sociedade portuguesa e de países da CPLP, para além de Eduardo de Mulder, Director Executivo do AIPT junto da UNESCO-IUGS, Corporação responsável pela implementação do AIPT a nível mundial. Será o ponto alto de um programa a decorrer ao longo de todo o dia no Pavilhão do Conhecimento, das 11.00 às 20.00 horas, particularmente desenhado para o grande público, que inclui seminários, workshops, exposições, música e actividades radicais, e conta com a participação de estudantes de todo o país e de todos os níveis de ensino.

Sem comentários: