sábado, outubro 20, 2007

Música de Adriano Correia de Oliveira reeditada

O jornal Público, em iniciativa que louvamos, está a reeditar toda a obra de Adriano Correia de Oliveira, em 7 CD's dentro de livros assinados por José Niza. O primeiro (que ainda está nas bancas, tendo saído, naturalmente, em 16 de Outubro de 2007) pode ser adquirido em conjunto com uma qualquer edição do Público, ao preço de 8,00 €. Depois, de semana a semana, começando a 23 de Outubro e terminando a 27 de Novembro, sai novo CD com livro, sempre ao mesmo preço.

O primeiro CD, ao som do qual escrevo agora, intitula-se Trova do Amor Lusíada - Fados e Baladas de Coimbra e inclui os seus quatro primeiros EP's (pequenos discos, com um máximo de 4 músicas) de Fado de Coimbra na sua forma mais clássica, publicados entre 1960 e 1962. Tem, no livro, uma introdução de José Niza ao conjunto da colecção, um texto de Manuel Alegre (e uma poesia dedicada ao Adriano), uma Biografia breve, uma discrição do primeiro CD, fotos das capas dos discos abrangidos pelo CD e letras das suas canções (com um lamentável erro na letra da Canção de Fornos...) bem como algumas fotografias de época do Adriano.

Excelente este primeiro volume - o Blog Geopedrados recomenda vivamente a obra, até porque o melhor está para vir...!

Site da Colecção - AQUI.


ADENDA: Para fazer o download do Fado de Coimbra "Senhora, partem tão tristes" (a mais bela poesia lírica portuguesa, na minha opinião...) e que o Público oferece aos seus leitores legalmente, clicar AQUI.

Sem comentários: