sábado, novembro 10, 2007

Comissão Científica - FPE

Do Blog GeoLeiria publicamos o seguinte post:


A Federação Portuguesa de Espeleologia reúne pela primeira vez em plenário a sua recém criada Comissão Científica, com o propósito da apresentação do seu Quadro de Conselheiros e Quadro de Colaboradores.

A reunião terá lugar em Sintra, no Palácio da Quinta da Regaleira, no próximo dia 10 de Novembro, pelas 11.00 horas, com o patrocínio da Fundação CulturSintra e conta com a presença de prestigiados investigadores e académicos das áreas da Geologia, Biologia, Geografia Física, Arqueologia, Geofísica, Arqueozoologia e Paleontologia.

No seu Conselho Científico a Federação Portuguesa de Espeleologia, conta com mais de duas dezenas de Doutorados, entre eles nomes de referência nacional e internacional, como Galopim de Carvalho, Jorge Palmeim, Carlos Fiolhais, Lúcio Cunha, Paulo Borges, Francisco Almeida, entre outros.

É a primeira vez que se junta sob a alçada de um mesmo projecto, todas as áreas científicas que estudam o subsolo e o seu enquadramento à superfície, numa interdisciplinaridade que permitirá investigar áreas como as mais importantes reservas de água doce existentes no subsolo, as alterações climáticas ao longo dos tempos e em relevo o aquecimento global, assim como toda a fauna associada e património cultural deixado pelo Homem na sua ocupação e utilização das nossas cavernas.

A espeleologia nacional é assim pela mão da sua Federação e competente Comissão Científica, o elo de ligação entre investigadores de diferentes Universidades, sendo uma enorme mais valia para o conhecimento de toda envolvente cavernícola e para a consequente caracterização de todos aspectos científicos das nossas grutas.

A Comissão Científica é o órgão da FPE com funções de aconselhamento científico, promoção e coordenação de actividades científicas. Esta comissão foi constituída na última assembleia geral da FPE e é composta pelas seguintes pessoas: Gabriel Mendes (Presidente), Sofia Reboleira (Secretária executiva) e João Joanaz de Melo (Coordenador Científico). Os seus principais objectivos, são:

- Preparar as posições da FPE em matérias científicas;
- Promover a investigação e o intercâmbio científico no seio da FPE;
- Aconselhar em matéria científica os restantes órgãos da FPE;
- Colaborar em acções de formação no domínio científico;
- Promover, realizar ou apoiar projectos de investigação científica;
- Colaborar com organismos afins, nacionais e estrangeiros.

O seu regulamento encontra-se disponível em: online

A FPE é uma Federação de âmbito nacional que integra as associações e outras entidades que se dedicam à prática da espeleologia em Portugal, assumindo as inerentes funções de representação e regulação da actividade espeleológica.

Sem comentários: