quinta-feira, novembro 29, 2007

Sismo nas Caraíbas

Publica-se a seguinte notícia do jornal Público, com a advertência de os jornalistas continuam a não perceber muito bem estes fenómenos - repare-se que usam o termo epicentro correctamente mas quando falam da profundidade onde ocorreu o sismo não referem o hipocentro...


Pelo menos dois edifícios ruíram

Caraíbas: sismo de magnitude 7,3 ao largo da ilha de Martinica
29.11.2007 - 20h48

Um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter foi registado esta noite ao largo de Martinica e sentido em Guadalupe, duas ilhas das Caraíbas, provocando pelo menos o aluimento de dois edifícios, segundo informações avançadas pela polícia local.

“De momento, há um imóvel e um banco que ruíram. Não sabemos se existem vítimas”, acrescentou a mesma fonte. Os dois edifícios danificados estão situados em Fort-de-France.

Por sua vez, o município de Guadalupe, citado pela agência AFP, indicou que "as primeiras informações recolhidas no terreno não dão conta de nenhuma vítima e de nenhum dano".

A protecção civil de Paris indicou, por sua vez, que o epicentro do sismo está situado a “15 quilómetros de Martinica”.

O sismo foi registado às 15h00 locais (19h00 em Lisboa), a uma profundidade de cerca de 143 quilómetros, de acordo com o Centro de Vigilância Sismológica dos EUA (USGS).

1 comentário:

rosy123 disse...



Un petit pour vous dire que votre blog est super!

voyance gratuite par mail