sexta-feira, janeiro 18, 2008

I Congresso VIVER AMBIENTE




10 e 11 de ABRIL 2008
UNIVERSIDADE DO MINHO
Auditório CPII- Braga

No âmbito do concurso “Agir Ambiente” do programa Gulbenkian Ambiente, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Núcleo de Ciências da Terra da Universidade do Minho está a organizar o I Congresso VIVER AMBIENTE dirigido a alunos do ensino secundário, cujo tema principal são as alterações climáticas.

Neste ano em que se comemora o Ano Internacional do Planeta Terra a geologia e os processos geológicos assumem particular destaque. Pretende-se realçar o impacto que a Geologia tem para o Homem, em questões como os riscos naturais (ex. erosão costeira, deslizamentos de terra), as alterações climáticas (ex. registos climáticos no passado, a influência da tectónica e do vulcanismo) e a exploração dos recursos naturais (ex. extracção de hidrocarbonetos, contaminação de solos).

Em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005–2014), esta acção, revestida de reconhecido interesse pedagógico e didáctico, visa promover o desenvolvimento de uma consciência ambiental dos nossos jovens, incrementando atitudes no sentido de uma maior sustentabilidade, através da partilha de ideias e experiências entre estudantes, professores e investigadores.

O congresso decorrerá em Braga, na Universidade do Minho, nos dias 10 e 11 de Abril de 2008. O primeiro dia de congresso consistirá numa sessão de abertura, seguida de conferências proferidas por especialistas convidados e ainda um espaço dedicado à apresentação de comunicações orais e em poster previamente submetidas pelos participantes, sendo o segundo dia destinado à realização de saídas de campo.

Convidam-se assim todos os estudantes a participar de uma forma especial neste evento, enriquecendo-o com a contribuição dos seus trabalhos, cujos resumos serão publicados no livro de actas do congresso.

A circular do congresso e informação mais pormenorizada está disponível na página web do congresso (www.dct.uminho.pt/cct/viverambiente).

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