quinta-feira, junho 12, 2008

Açores: Investigadores fazem expedição a Santa Maria

Investigadores portugueses, espanhóis, italianos, alemães e norte-americanos participam de 22 a 29 de Junho numa expedição científica de paleontologia (ciência que estuda os fósseis) em Santa Maria, a mais antiga ilha dos Açores, escreve a Lusa.

O encontro científico, organizado pelo Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, realiza-se pelo quinto ano consecutivo em Santa Maria, por ser a «única ilha do arquipélago conhecida por ter fósseis à vista» explicou Sérgio Ávila, da organização do evento.

«Santa Maria é a ilha mais antiga do arquipélago e a única que possui sedimentos marinhos fossilíferos expostos, intercalados nas suas rochas vulcânicas», disse Sérgio Ávila, acrescentando que a par da exploração de jazidas fossilíferas em Santa Maria, está também programada a deslocação ao ilhéu das Formigas.

Segundo disse, durante a maré baixa serão explorados em detalhe os níveis fossilíferos das formigas e, caso seja possível, serão recolhidas amostras.

Denominado «Paleontologia nas ilhas atlânticas», esta expedição científica vai dar primazia às jazidas Mio-Pliocénicas, que ronda os 5 milhões de anos, da «Pedra-que-Pica», Cré, Malbusca e Ponta do Castelo, indicou Sérgio Ávila.

O autor responsável pelo estudo sistemático dos moluscos marinhos fósseis marienses adiantou que prossegue, em Ponta Delgada, a inventariação e catalogação das amostras recolhidas em Santa Maria o ano passado, durante a quarta edição destas expedições.


in IOL Diário - ler notícia

Sem comentários: