quinta-feira, julho 31, 2008

Geologia no Verão com espeleólogos

No passado sábado fui, com o meu filho (que embora só com 6 anos, é quase um espeleólogo...) à actividade da Geologia no Verão intitulada Da Arriba Fóssil da Serra dos Candeeiros às Grutas e Nascentes de Chiqueda, da responsabilidade da SPE - Sociedade Portuguesa de Espeleologia.


Foi, como as anteriores actividades da SPE na Geologia no Verão a que fui, excelente. Os locais visitados eram, do ponto de vista geológico, ambiental e espeleológico, uma agradável surpresa. Pudemos ver, na base oeste da Serra dos Candeeiros, junto à localidade de Pedreiras (Porto de Mós), vestígios de uma arriba fóssil (associada a uma falha e com conservação de areias de praia nessa falha). Neste local havia, junto à Casa do Caçador, um arenito coberto por uma brecha calcária e que foi explorado (dando origem a uma pseudo-gruta) para a obtenção de areia a construção civil. Depois fomos em direcção à Ataíja onde vimos dolinas e toponímia associada às depressões cársicas. De seguida fomos para o Vale Canhão do Mogo, onde vimos, na Chiqueda, exsurgências, fauna e flora associadas à água existente na ribeira, um limígrafo, a exploração de água para Alcobaça, o Poço Suão (um algar que é uma exsurgência temporária) e a Gruta da Ervideira (uma lapa na zona do canhão mais bonita...).

Pelo convívio, pelo almoço partilhado, pela troca de conhecimentos e, sobretudo, pela excelente cavidade cársica visitada (os espeleotemas eram lindíssimos e bastante bem conservados) foi uma actividade relativamente fácil e que recomendamos vivamente (eu para o ano, se houver, volto a fazê-la e levar muita da minha malta...).

No próximo post irei colocar uma selecção de fotografias do evento, que o Blog Geopedrados recomenda vivamente (e este ano ainda vai haver mais vezes esta actividade).

LINK para site da SPE da actividade - AQUI

Sem comentários: