terça-feira, outubro 07, 2008

Na rota dos miradouros na região Penacova-Buçaco


Foi este o título que o meu amigo Doutor António Saraiva, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, deu à ultima Geologia no Verão em que participei este ano, no dia 14 de Setembro de 2008. Como todas as outras, a procura excedeu em muito os lugares disponíveis, mas como me tinha inscrito ainda em Julho tive lugar assegurado (mais mulher e filho...). Foi excelente a todos os níveis: a companhia, as explicações, os locais observados, os miradouros, o local de almoço e os aspectos geológicos...!

Foi uma alegria para mim voltar aos Moinhos de Gavinhos, a Penacova, à Serra da Atalhada (locais a que já não ia há mais de 20 anos...) e conhecer finalmente (desta vez só por fora...) a barragem da Aguieira. Mas, acima de tudo, é sempre bom conviver com malta de Geologia (sobretudo encontrar um ex-funcionário do Departamento ainda tão interessado nestas coisas...) e ver como estas actividades são alvo de intensa procura - há que dar os parabéns à Ciência Viva, aos Doutores das Geologias da Universidade de Coimbra e ao organizador - o Doutor Saraiva está a ficar perito nisto de divulgar o nosso património geológico...

Antes de colocar as fotos, ficou alinhavada uma proposta de Geologia no Verão, no próximo ano, em Viana do Castelo - eu talvez arranje dormida para um pequeno grupo, o pessoal participante da zona (os autóctones...) e respectivo transporte para a coisa se fazer...!

2 comentários:

jonas disse...

Pois o pessoal - autóctone e não só - de Viana do Castelo gostava muito de ter por cá uma geologia no verão e compromete-se a arranjar um bom quorum e dormida garantida para alguns. Mais nos comprometemos a encaminhar para bons sítios de comida regional!
Cá vos esperamos!
Maria João

Fernando Martins disse...

Já comuniquei ao Doutor Saraiva esta nossa pretensão... Este ano ele teve planificada uma actividade aí em cima mas acabou por a desmarcar, por falta de data. No final desta actividade começamos a negociar a coisa - vamos ver se vai.

Só coisas boas...!