domingo, novembro 02, 2008

Açores - Acção de Formação na Páscoa de 2009

Como há muito tempo estávamos a prometer, este ano há novamente Acção de Formação nos Açores (desta vez intitulada Quatro ilhas: aspectos práticos de Geologia, Vulcanismo, Sismologia, Geomorfologia, Energias Renováveis e Ambiente nos Açores), à semelhança de 2005.

Desta vez as Escolas prioritárias são o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, ambas de Leiria, e dificilmente poderemos aceitar inscrições de outros lados (para os interessados, o meu telemóvel é 960 081 251 e e-mail fernando.oliveira.martins-arroba-gmail.com). Quanto aos formadores, estes são, novamente, os suspeitos do costume, o Fernando Martins e o Luís Costa...

Assim, aproveitando a interrupção lectiva da Páscoa, com partida de Lisboa (haverá um autocarro que partirá de Leiria) em 02 de Abril de 2009 (5ª-feira) e regresso em 10 de Abril (6ª-feira), tal formação tem, neste momento, um custo estimado (se não tiver nenhum apoio por parte de ninguém) de 960 euros, por adulto, em quarto duplo, incluindo todos os transportes (4 viagens de avião, taxas de aeroporto, transportes de autocarro e de barco), seguro, pagamento aos formadores e alimentação (excepto 8 refeições em dias livres).

Vamos ainda tentar baixar drasticamente o custo da formação (se houver pagamento dos formadores com antigamente, uma baixa de preço por parte da SATA, apoio para os transportes de autocarro pelo Centro de Formação e/ou apoio por parte do Governo Regional dos Açores) mas este é o preço possível actualmente...

Pretendemos começar pela Terceira, indo ver nesta ilha o Algar do Carvão, Furna de Enxofre, Monte Brasil, Museu do Verdelho, Jardim Botânico de Angra e a cidade de Angra do Heroísmo, entre outras coisas.

Depois rumaremos ao Faial, pretendendo ver aí o Jardim Botânico, a cidade da Horta, o Monte da Guia, a Caldeira, o Vulcão dos Capelinhos (mais o Museu e Centro de Interpretação) e o Café Peter's (incluindo o seu Museu e Loja). Na ida ao Pico (onde iremos de barco) pretendemos ver os Museus (do Vinho, dos Baleeiros e da Indústria Baleeira), uma das Lagoas e a Gruta das Torres.

Quanto a S. Miguel, vamos ver, entre outros, as três Caldeiras (7 Cidades, do Fogo e das Furnas), a Universidade, o Museu Carlos Machado, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, a Fábrica de Chá de Gorreana, uma Central Geotérmica, a Caldeira Velha, o Parque Terra Nostra, a Ribeira Quente e a cidade de Ponta Delgada. Depois, já em Lisboa, um autocarro levar-nos-á até Leiria, na madrugada de sábado, dia 11 de Abril. Haverá em cada ilha um dia livre (excepto no Pico) embora haja sugestões de actividades nesses dias.

Gastronomicamente está incluída na visita o famoso peixe de S. Mateus da Calheta (Terceira), o extraordinário Cozido das Furnas (e o Bolo Lêvedo), as deliciosas carnes da Terceira, o espectacular Jantar (com Gim...) do Peter´s e muitas mais surpresas, como podem ver num dos ficheiros deste post.

Quanto aos locais de dormidas, ainda estão a ser negociados, mas na Terceira serão 2 Hoteis do centro de Angra, no Faial será, provavelmente, a Residencial S. Francisco (centro da Horta) e na ilha de S. Miguel, em Ponta Delgada, provavelmente optaremos pela Residencial Casa do Jardim e outro Hotel próximo.

Para os interessados em ver em pormenor o modus operandi, aqui ficam os ficheiros com mais dados:

Finalmente disponibilizamos algumas fotos (clicar para aumentar...) da formação de 2005, só para pôr água na boca aos interessados...






























Sem comentários: