sábado, novembro 22, 2008

Nem a brincar...

Simulacro de sismo na zona de Lisboa
INEM esgota capacidade em 21 horas
22 Novembro 2008 - 16h46

O INEM esgotou as suas capacidades em 21 horas após o sismo fictício e com cerca de 100 mortos, tendo sido necessária a intervenção das Forças Armadas e o apoio europeu.

O ‘abalo’ ocorreu ontem às 15h50 e já causou 106 mortos, mais de 300 feridos, 30 desaparecidos e 488 desalojados nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.

Em conferência de imprensa, Gil Martins, comandante da Autoridade Nacional de Protecção Civil, explicou que num cenário real o INEM “só esgotaria as suas capacidades com um número mais elevado de vítimas”, uma vez que os meios do simulacro são reduzidos e o INEM tem que continuar a fazer o seu trabalho diário.

Ontem, entre os principais problemas detectados no simulacro estão dificuldades no sistema de comunicação, sendo necessário “agilizar procedimentos de informação a nível distrital, nacional e municipal”. Hoje, Gil Martins adiantou que a gestão da informação “está a correr melhor”.

Ao longo do dia de hoje, realizaram-se cenários em Lisboa, no Centro Comercial Colombo e na zona oriental ribeirinha, em Vila Franca de Xira, Póvoa de Santa Iria e Benavente. Vão ainda ser realizados exercícios em Alfama, Lisboa, e nos centros históricos de Almada e Porto Alto.

in Correio da Manhã - ler notícia


Sem comentários: