segunda-feira, março 23, 2009

Ciclo de Conferências "Descoberta das Profundezas 2009"


Realiza-se esta sexta-feira (27), às 21.30 horas, no anfiteatro do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro a conferência intitulada: Fauna anquialina Atlântica: historias de crustáceos olvidados y poliquetos aberrantes, por Alejandro Martínez.

Alejandro Martínez - estuda Biologia na Universidad de la Laguna, Espanha. O seu trabalho de investigação centra-se no estudo da evolução e diversidade de poliquetas intersticiais (Nerillidae y Protodrilidae) em sistemas cavernícolas do Atlântico, sob a direcção de Katrine Worsaae (UK). Espeleomergulhador e membro da Sociedade Internacional de Bioespeleologia, actualmente trabalha na publicação dos primeiros resultados do seu estudo, desenvolvido com a cooperação internacional de cientistas como Tom Iliffe, Horst Wilkens (UH), Stefan Koenemann, Pedro Oromí ou Jorge Núñez.

O ecossistema anquialino alberga fauna com características únicas e invulgares, adaptadas à vida na obscuridade. A fauna anquialina vive em águas subterrâneas com influência da intrusão costeira de águas marinhas. Nesta conferência poderão conhecer a fauna que habita as grutas anquialinas do Atlântico, desde os Cenotes do Yucatan ao Túnel da Atlântida em Lanzarote.

Mais informações: www.neua.org ou através do email: neua@neua.org

Sem comentários: