terça-feira, novembro 24, 2009

Feira de Minerais de Lisboa 2009


XXIII FEIRA INTERNACIONAL DE MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS

4 a 8 Dezembro de2009



“Minerais industriais” são este ano o tema da 23ª edição da Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis, que irá decorrer no Museu Nacional de História Natural de 4 a 8 de Dezembro de 2009.

Este evento, que constitui desde 1988, uma grande festa do Museu e uma marca na vida cultural da cidade, reúne coleccionadores e comerciantes de minerais, gemas e fósseis, oriundos de vários países da Europa, bem como um vasto público, representado por milhares de visitantes, que tem aqui uma oportunidade ímpar de adquirir ou simplesmente deleitar-se com a observação de exemplares únicos.

Como habitualmente, paralelamente à Feira, terá lugar um programa complementar de actividades de divulgação cultural e científica destinadas a jovens e adultos.

Entrada livre

Horário
4 de Dezembro - das 15.00 às 20.00 horas
5, 6, 7 de Dezembro - das 10.00 às 20.00 horas
8 de Dezembro - das 10.00 às 18.00 horas
Local
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL
Rua da Escola Politécnica, 60
1250-102 Lisboa


Tema: Minerais Industriais

Os minerais industriais ou, mais exactamente, os recursos minerais não metálicos, são vitais para as economias modernas. Incluem materiais familiares para todos, como calcário, sal-gema, argila e areia de quartzo, bem como outros que não associamos muitas vezes à indústria, tais como diamantes, corindo, granadas, cianite, estaurolite, zeólitos e muitos outros. Sem os minerais industriais a maioria das indústrias não existiria, e a construção ou até a agricultura seriam bem diferentes. Têm também aplicações ambientais muito importantes, incluindo no tratamento da água e de efluentes. Os minerais industriais rodeiam-nos e acompanham-nos permanentemente.


Informações e contactos

César Lopes
Tel./Fax. 351 21 392 18 74
E-mail: cllopes@fc.ul.pt

4 comentários:

Anónimo disse...

COLEGAS É DE LASTIMAR COMO NÓS DESPEZAMOS A UNIVERSIDADE QUE TANTO AMAMOS, NEM UM COMENTÁRIO ACERCA DA FEIRA DOS MINERAIS A REALIZAR ESTE FIM DE SEMANA, AOS GESTORES DESTE BLOG, NEM SEI O QUE DIZER COMO PODEMOS DESENVOLVER O NOSSO DEPARTAMENTO SE NÓS PRÒPRIOS NÃO ESTIMAMOS E DIVULGAMOS TUDO AQUILO QUE POR CÁ SE FAZ....ASSIM....FACAREMOS PARA TRÁS.

Fernando Martins disse...

Por acaso fui ao site do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e não vi nada - alguém sabe alguma coisa de outras Feiras de Minerais?!?

Pedro Veiga disse...

Esta já tem muitos anos e sempre foi feita com uma grande dose de dedicação extra por parte de colegas meus do MNHN. Eu também colaboro fazendo algumas visitas guiadas às exposições de geologia, como acções paralelas à feira! Hoje, o MNHN, luta com muitas dificuldades perante uma tutela que teima em não escolher um modelo futuro que viabilize esta instituição!

Fernando Martins disse...

Os nossos parabéns aos organizadores e colaboradores de tal evento...!