quinta-feira, dezembro 10, 2009

A mentira como desporto favorito...


A Directora Regional de Educação do Centro, que iniciou funções a 2 de Dezembro, cessou funções depois de divergências com o Ministério da Educação (ME) em torno da nomeação dos novos adjuntos. Em causa estará a imposição, politica, de dois adjuntos que a nova directora recusou. Por esclarecer está saber se tratou de uma demissão ou se a directora terá sido demitida.

Beatriz Proença tomou posse em finais de Novembro e sucedeu a Engrácia Castro. Uma semana depois de ter tomado posse demitiu-se por causa de “divergências com o ME tutela em torno da constituição da nova equipa, que já estaria escolhida”, disse ao DN fonte conhecedora do processo. Em causa esteve a escolha dos dois adjuntos que foram propostos a Beatriz Proença.

A nova directora, que ainda chegou a ocupar o gabinete, fez constar no sítio electrónico da DREC uma mensagem de apresentação, que ainda ontem estava activa. A DREC apenas confirmou que Beatriz Proença cessou funções sem contudo adiantar mais esclarecimentos. O DN tentou, sem sucesso, ouvir o ME.
in DN - ler notícia




O Governo garante que Maria Beatriz Proença nunca foi nomeada oficialmente e que o seu nome nunca chegou a sair em Diário da República.
Através de email, o Ministério da Educação garantiu à TSF que Beatriz Proença não foi nomeada oficialmente para exercer as funções de directora da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC). Contudo, e durante a semana em que desempenhou funções, Beatriz Proença despachou vários assuntos, reuniu com os serviços e enviou cartas de apresentação para várias entidades.

in A Educação do meu Umbigo (notícia citada depois alterada...)



No site da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) podia ler-se esta tarde a carta de apresentação de Beatriz Proença como a nova directora da DREC.


Mensagem de saudação da Directora Regional de Educação
Publicado em 02/12/2009 - Direcção

Aproveito este meio, ao assumir funções como Directora Regional de Educação do Centro, para saudar todos os intervenientes no processo educativo desta circunscrição territorial – alunos, pais e encarregados de educação, educadores e professores, pessoal não docente, lideranças dos órgãos de direcção, administração e gestão dos estabelecimentos de educação e ensino, responsáveis dos centros de formação de associações de escolas, representantes dos municípios, de outros serviços, organismos e entidades, assim como cidadãos em geral.

Pretendemos continuar a aprofundar as políticas de proximidade com todos os participantes no processo de desenvolvimento e consolidação das acções educativas, promovendo e estimulando o diálogo, o debate e a troca de saberes e experiências, contribuindo para a execução dos objectivos educacionais, designadamente para a melhoria dos resultados escolares e a erradicação do abandono. São estes alguns dos desafios, transformando ideias em mobilização e acção, focalizando as actividades na diversidade de forma a potenciar a qualidade e a equidade do nosso sistema educativo.

Só partilhando, estreitando complementaridades e reforçando as competências de todos os intervenientes é que se poderá construir uma escola mais qualificada e prestadora de melhor educação e melhores aprendizagens.


Contamos com a colaboração e as sugestões de todos para este caminho, para esta missão.


As minhas saudações cordiais.


Maria Beatriz de Proença
Directora Regional de Educação do Centro




Perante a insistência da TSF por ter constatado que Beatriz Proença esteve em plenitude de funções durante a semana que ocupou o cargo de directora da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), o Ministério da Educação rectificou o seu esclarecimento, sublinhando que Beatriz Proença foi de facto indigitada para o cargo, mas não nomeada.

Num primeiro momento, o Ministério da Educação garantiu à TSF que Beatriz Proença nunca foi nomeada oficialmente para a DREC por ter sido detectada uma incompatibilidade para o exercício dessa função.

Perante a insistência da TSF, por ter constatado que Beatriz Proença esteve em plenitude funções durante uma semana, o gabinete da ministra da Educação rectificou a resposta, referindo num segundo momento que afinal Beatriz Proença foi de facto indigitada para o cargo, mas não nomeada.

in TSF - ler notícia



NOTA: Gosto da teoria do fumou mas não engoliu - mas era escusado mentirem e encarniçarem-se por dois míseros jobs for the boys... O desespero da partida dá no que dá.

Sem comentários: