segunda-feira, dezembro 07, 2009

Porque começa a haver falta de professores de Ciências Naturais?


Hoje, na mailing list da GEOPOR, apareceu a confirmação do que eu já sabia há algum tempo: começa a haver falta de professores de Biologia e Geologia!

Cinco longos anos de guerra aos professores conduziram à saída de alguns docentes mais velhos por reforma, alguns com penalizações superiores a 30% do seu salário, a doenças prolongadas (cá em casa tenho um exemplo...) e a abandonos para outras áreas profissionais - e como as Universidades não podiam prever tal facto, o resultado é o que se pode ver neste e-mail (dirigido a um professor da Universidade de Coimbra e por ele redireccionado para a GEOPOR):

Boa Tarde,

O meu nome é Natália Pires, sou antiga aluna da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no departamento de Matemática e neste momento encontro-me a leccionar no Colégio Santo André, na Venda do Pinheiro, Mafra. No Colégio precisamos de um(a) professor(a) de Biologia e Geologia, para um horário completo e até ao final do ano lectivo, com possibilidade de renovação para o próximo ano.

Pelo que pesquisei, é coordenador da comissão pedagógica, daí que tenha entrado em contacto consigo para saber se nos podia ajudar. Já esgotámos os nossos contactos.

Agradeço desde já a sua atenção, ficando a aguardar informações.

Melhores cumprimentos,
Natália Pires

ADENDA - curiosamente hoje o interessantíssimo Blog Científico De Rerum Natura aborda genericamente este assunto, no post Professores? Mas o que é isso? - leiam, que vale a pena...

Sem comentários: