terça-feira, janeiro 19, 2010

Dinossáurios no Geopark Naturtejo

(clicar para aumentar)

A Maior Exposição itinerante de Dinossáurios do Mundo, que nunca antes fora reunida, vai invadir o Geopark Naturtejo

Esta exposição da empresa holandesa Creatures & Features, com mais de 30 dinossáurios, conta com o apoio científico de Vanda Faria dos Santos, do Museu Nacional de História Natural e da Associação Leonel Trindade de História Natural, de Torres Vedras.

Para além de réplicas gigantescas de esqueletos de dinossáurios, como a de um saurópode Camarasaurus com 17 m de comprimento e 9 m de altura, e de vorazes terópodes para todos os tamanhos, répteis voadores, crânios, ovos, embriões e de reconstituições de dinossáurios em vida existirá, pela primeira vez, a apresentação da escavação de um dinossáurio real proveniente do Wyoming (E.U.A.).

O espaço de 3000 m2 da exposição "Dinossáurios invadem o Geopark" contará ainda com uma espectacular mostra de dinossáurios portugueses da colecção da Associação Leonel Trindade e com uma apresentação dos fósseis do Geopark Naturtejo, 250 milhões de anos mais antigos do que o primeiro dinossáurio.

No decorrer da exposição decorrerão actividades desenvolvidas pela Creatures & Features como a construção, ao vivo, de um dinossáurio.

Esta exposição irá estar patente na NERCAB, em Castelo Branco, a partir do mês de Março, com o patrocínio da Entidade Regional de Turismo do Centro e da Câmara Municipal de Castelo Branco, entre outras instituições e empresas da região e do resto do país, que se estão a associar a mais um grande evento, de escala internacional, do Geopark Naturtejo.

Os Programas Educativos do Geopark Naturtejo levarão à descoberta dos fósseis presentes na exposição, promovendo ainda ateliers de réplicas de fósseis semelhantes às que se podem admirar em "Dinossáurios invadem o Geopark" e participando numa verdadeira escavação de um grande dinossáurio carnívoro, descoberto no Deserto de Gobi, Mongólia.

Os programas turísticos "Rotas pelo Geopark" 2010 incluem a "Rota dos Dinossáurios e dos Fósseis do Geopark" com percursos fantásticos no espaço e no tempo, entre gigantes seres, florestas e oceanos do passado remoto.

(clicar para aumentar)

Sem comentários: