sábado, fevereiro 13, 2010

A propósito de cefalópodes


Face Oculta
O boy de Sócrates na PT e o seu assessor
Por Luís Rosa

A confiança de José Sócrates e a ajuda de jovens dirigentes do PS levaram Rui Pedro Soares a uma subida meteórica. Penedos foi atrás


A 13 de Março de 2006, a PT SGPS informa o mercado dos nomes dos novos administradores propostos pela Caixa Geral de Depósitos e pelo Banco Espírito Santo para o triénio 2006/2008. É a primeira lista no novo ciclo político iniciado por José Sócrates em Março de 2005 e a nomeação de Henrique Granadeiro para presidente da Comissão Executiva reflecte isso mesmo. Mas há uma nova cara no órgão máximo do grupo que surpreende totalmente o mercado: Rui Pedro Soares. «Quem?» – perguntaram os especialistas e os quadros superiores da PT.

Natural do Porto, Rui Pedro Barroso Soares licenciou-se em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing. Mas foi na Juventude Socialista (JS) liderada por Sérgio Sousa Pinto que conheceu dois homens fulcrais para o seu futuro: Marcos Perestrello e Paulo Penedos.

Em 2000, após dois anos em Estrasburgo como assessor dos eurodeputados do PS), uma candidatura falhada a sucessor de Sousa Pinto na JS e uma passagem pelo departamento de marketing do Banco Cetelem (crédito por telefone), Rui Pedro Soares tenta cair sem sucesso nas boas graças de João Soares – então presidente da Câmara de Lisboa. Com a vitória de Santana em 2001, subiu a vereador do PS sem pelouro.

Em 2004, além de colaborar com o Gabinete de Estudos do PS dirigido por Luís Nazaré, o seu amigo Marcos Perestrello (hoje secretário de Estado da Defesa) começa a introduzi-lo no inner circle do então mais forte candidato à sucessão de Ferro Rodrigues: José Sócrates.

O primeiro trabalho como ‘socrático’ foi coordenar a elaboração do site do candidato a secretário-geral do PS. Saiu-se bem e começou a ganhar a confiança de Sócrates, com o apoio de Perestrello. Este, ganha dimensão política como secretário nacional para a Organização e, após a obtenção da maioria absoluta em 2005, convence Sócrates de que Rui Pedro pode ser o novo homem forte do PS na PT. O primeiro-ministro concorda e indica o seu nome a Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo.

O problema da falta de currículo foi um pormenor facilmente contornável com a ajuda da maioria absoluta conquistada nas urnas. Rui Pedro passa logo em 2005 para o lugar de assessor da Comissão Executiva da PT Multimédia para os sectores de Business Inteligence, Imobiliário e Segurança (áreas até então desconhecidas do seu currículo).

Em Abril de 2006, Soares toma posse com 32 anos como administrador executivo da holding do Grupo PT, com um salário anual de 2,5 milhões de euros – meses mais tarde renova o seu mandato como dirigente da Comissão Nacional do PS no Congresso de Santarém. Ficou com os importantes pelouros das relações com as Regiões Autónomas e as autarquias, do Imobiliário e do Marketing e Publicidade – além de ter sido nomeado administrador executivo da PT Compras, onde coordenou as compras centralizadas do grupo. No caso da publicidade, passou a ter uma palavra decisiva sobre a escolha dos media onde a PT (o mais importante anunciante do mercado português) coloca publicidade. Mas o Imobiliário (a PT tem um património avaliado em 400 milhões de euros) não foi menos importante. Desde 2006 que a PT iniciou um processo de alienação de prédios, prevendo-se uma receita antes da crise no sector na ordem dos 100 milhões de euros.

Rui Pedro Soares ganhou notoriedade na comunicação social com polémicas relacionadas com futebol. Em entrevista a ‘A Bola’, este ‘Dragão de Ouro’ falou sobre o seu orçamento de 15 milhões de euros de patrocínios ao Benfica, Sporting e Porto e propôs a criação de uma Liga Ibérica. Poucas semanas depois, anunciou o apoio da PT ao Boavista – clube condenado por corrupção desportiva pela Liga de Clubes. Já este ano, Rui Pedro Soares ‘reapareceu’ como interlocutor do Sporting ao adiantar parte dos 15 milhões de euros que os ‘leões’ gastaram em jogadores no mercado de Inverno – a título de renovação do contrato de patrocínio e da criação de um novo canal de televisão semelhante ao Benfica TV.


O miúdo terrível

Rui Pedro Soares contratou logo em 2006 o seu amigo Paulo Penedos para assessorá-lo na Comissão Executiva. O filho de José Penedos (presidente da REN, obrigado a demitir-se uma vez constituído arguido no ‘Face Oculta’) tem muito mais notoriedade do que Rui Pedro, fruto das suas vistosas (e derrotadas) candidaturas à Câmara de Vila Nova de Poiares e a secretário-geral do PS. Na primeira mostrou-se num Ferrari vermelho, enquanto na segunda (em 2002) foi rival de Ferro Rodrigues.

in Sol - ler notícia

Sem comentários: