quinta-feira, abril 15, 2010

A força da natureza

15 Abril 2010 - 12h22
Erupção levou à evacuação de 800 pessoas na Islândia
Cinzas de vulcão cancelam voos em toda a Europa


A erupção de um vulcão no glaciar Eyjafjllajokull, na Islândia, está a obrigar aeroportos europeus a cancelarem os voos devido à espessa nuvem de cinzas que se espalha por todo o espaço aéreo. A TAP já cancelou dois voos, um para a Suécia e outro para a Dinamarca, e aguarda novas informações sobre o eventual cancelamento de mais ligações, nomeadamente para a Noruega.

A ANA disse à Lusa que os voos dos aeroportos do Porto e de Faro com destino aos aeroportos ingleses também vão ser afectados pelas consequências que a erupção vulcânica está a provocar, tendo sido já cancelados, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, sete voos de ou para o Reino Unido.

A companhia low cost Ryanair informou através de um comunicado que todos os seus voos previstos para hoje de e para o Reino Unido já foram cancelados, podendo os passageiros transferir a sua passagem para outro voo ou pedir o reembolso do bilhete.

A Eurocontrol, agência de segurança aeronáutica, anunciou esta manhã que o espaço aéreo da Alemanha, da Bélgica e da Holanda vai ser encerrado parcialmente a partir das 14h00 locais (13h00 em Lisboa), tendo a maior companhia aérea alemã, a Lufthansa, informado que a partir das 12h00 as ligações para o aeroporto de Heathrow, em Londres, serão canceladas.

Segundo informações da Lusa, os voos de longo curso com destino à América do Norte registam alguns minutos de atraso porque os pilotos são obrigados a mudar a rota para afastar-se da nuvem de cinza.

A erupção levou à evacuação, na passada quarta-feira, de cerca de 800 pessoas no sul da Islândia.

IMAGENS DO VULCÃO FEITAS PELA SKY NEWS




in CM - ler notícia

Sem comentários: