quinta-feira, abril 15, 2010

João Braga - biografia



Nasceu em Lisboa no bairro de Alcântara a 15.04.1945.

Aos 19 anos apresenta-se ao vivo pela primeira vez como solista, no colégio onde estudava. Braga começa por cantar músicas de nomes célebres como Frank Sinatra, Elvis Presley ou Jacques Brell, entre muito outros. A sua passagem para o fado dá-se em 1963, muito por causa da sua paixão pela poesia.

Em Janeiro de 1967, é editado o seu primeiro trabalho, um EP de nome "É Tão Bom Cantar O Fado". Nos meses seguintes, são editados outros três EP's. O seu álbum de estreia segue-se, pouco tempo depois.

Em 1969, assina um contrato discográfico com a Philips, profissionalizando-se de vez. Dois anos depois co-organiza o primeiro Festival de Jazz em Portugal, o de Cascais. O evento conta com a participação de músicos de renome como Miles Davis, Dizzy Gillespie ou Thelonious Monk.

Além de fadista, João Braga, que se considera um "músicodependente" e um amante de arte, tem tido muitas outras actividades, especialmente na área da comunicação. Fez parte da equipa do semanário O Volante, em 1972, foi fundador do jornal Musicalíssimo, editor de O Século Ilustrado e colaborador das revistas Eles E Elas e Sucesso.

Nunca interrompendo a sua carreira, torna-se conhecido pela sua preocupação pelo desenvolvimento e pela inovação dos seus trabalhos, tendo gravado, até 1997, 25 álbuns. No seu currículo conta com actuações por todo o país e um pouco por todo o mundo (Londres, Nova Iorque ou Rio de Janeiro são apenas alguns exemplos). A sua cara é bem conhecida da televisão, tendo já participado em vários programas, nomeadamente os desportivos onde tem travado animados debates principalmente sobre futebol, defendendo sempre o seu Sporting.

A 22 de Maio de 1990 recebe, no Teatro São Luís, a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, sendo o primeiro fadista a receber tal distinção. Nesse ano, grava ainda o seu primeiro CD, "Terra De Fados". No ano seguinte, edita "Canto De Mar E Mágoas".

Nos anos subsequentes, actua nas mais prestigiadas salas de espectáculo portuguesas, no Teatro São João no Porto em 1992, no Garcia de Resende em Évora em 93, e no Centro Cultural de Belém em Lisboa (onde o fado entrou pela primeira vez) em 1994. Em 1996, apresenta-se no Forte de São Julião da Barra por ocasião da cimeira da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

O ano de 1997 fica marcado pela comemoração dos seus trinta anos de carreira, com um espectáculo de homenagem realizado no dia 30 de Janeiro no Teatro Tivoli, em Lisboa. No mês seguinte, é a vez da Câmara Municipal de Lisboa distinguir o fadista com um jantar no Palácio da Mitra.

Em 1999, no Rivoli do Porto, recebeu o Prémio de Carreira, atribuído pela Casa da Imprensa.

Sem comentários: