quinta-feira, julho 15, 2010

O país envergonhado

A nossa diplomacia é uma vergonha

O socratismo aplicado à diplomacia é uma embaraço para o país. Portugal tem apoiado as ditaduras mais sinistras, e anda a fazer demasiadas tangentes às posições anti-Israel.


I. A diplomacia de Portugal perdeu qualquer preocupação com os critérios de direitos humanos e de democracia. Neste sentido, a diplomacia socrática não é só um embaraço para os portugueses. É também um embaraço para a UE. O embaixador de Israel apontou o dedo para esse facto, e agora vai ter direito a uma reprimenda de Luís Amado . Bravo, dr. Amado. Que coragem. 

 
III. Agora, o MNE português resolveu fazer uma espécie de aliança tácita com o Irão. Ontem, Luís Amado recebeu o chefe da diplomacia do Irão, Manoutchehr Mottaki. Este senhor é um dos políticos iranianos mais radicais. Este senhor diz, entre outras coisas, que os negociadores iranianos foram demasiado brandos nas negociações com a UE sobre a questão nuclear. Ou seja, Portugal, ao receber este senhor, está a trair os esforços da UE, e está legitimar a facção mais radical dentro do Irão. 

IV. Tudo isto serve para quê? Por que razão andamos a dormir com as piores ditaduras do mundo? Será que andamos a recolher apoios para ter um lugar rotativo no Conselho de Segurança da ONU? Andamos a fazer tudo isto só para termos um lugar temporário no Conselho de Segurança? Andamos a vender a alminha só para termos dois aninhos de vanglória no topo do mundo?



in Expresso - post de Henrique Raposo, Blog A Tempo e a Desmodo

Sem comentários: