quarta-feira, setembro 29, 2010

A ética republicana e socialista na escolha dos pivôs da RTP

Informação: Sandra Felgueiras e António Esteves no ‘Jornal 2’
Polémica na RTP com novos pivôs

Sandra Felgueiras (na foto) e António Esteves vão alternar a apresentação do principal bloco informativo da RTP 2

Sandra Felgueiras e António Esteves vão ser os novos pivôs do ‘Jornal 2’, da RTP 2, apurou o CM. A escolha da jornalista e do actual subdirector de Informação ainda não foi anunciada oficialmente, mas já é conhecida na redacção da estação pública e está a gerar mal-estar.


Se, por um lado, a situação dos actuais quatro pivôs, na maioria caras antigas da estação, é uma preocupação, por outro, há quem não deixe de associar estas nomeações às ligações que ambos os profissionais têm ao Governo e ao Partido Socialista. Recorde-se que a jornalista Sandra Felgueiras é filha de Fátima Felgueiras, antiga presidente da Câmara de Felgueiras e actual vereadora. Já António Esteves é casado com uma assessora do Ministério da Justiça e transitou como jornalista da SIC para o cargo que actualmente desempenha na RTP já durante o Governo PS. Como pivôs, ambos terão direito a um subsídio extra.

Contactado pelo CM, José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP, admite que "vai haver novidades", mas recusou-se a adiantar mais pormenores. Sandra Felgueiras limitou-se a dizer: "Não posso falar sobre o assunto." Já António Esteves esteve incontactável.

Em causa neste processo está, ainda, o futuro dos quatro pivôs do noticiário: Cecília Carmo, João Miguel Santos, Cristina Esteves e Patrícia Gallo. O CM apurou que apenas um poderá manter-se, ao fim-de-semana. "Não sei o que vai acontecer. Estou à espera que a direcção se pronuncie", disse Cristina Esteves. O Conselho de Redacção desconhece as mudanças mas mostra-se preocupado com "alterações que possam afectar a linha editorial do formato".

in CM - ler notícia

Sem comentários: