quarta-feira, outubro 27, 2010

Notícia sobre as catástrofes indonésias

Balanço actualizado de 154 mortos
Equipas de resgate lutam para socorrer vítimas de tsunami e vulcão na Indonésia

O vulcão de Mount Merapi entrou em erupção no fim de Agosto, pela primeira vez em séculos

As equipas de socorro indonésias prosseguem as buscas pelos mais de 400 desaparecidos num tsunami que varreu aldeias inteiras no arquipélago de Mentawai, e cujo balanço oficial de vítimas mortais ascendeu esta manhã a 154.


O chefe dos serviços de emergência da província de Sumatra Oeste sublinhou que as operações de resgate enfrentam muitas dificuldades, dado o difícil acesso às ilhas mais afectadas pela vaga gerada pelo terramoto (de 7,7 na escala de Richter, com epicentro a 78 quilómetros a oeste de Pagai Sul, na noite de segunda-feira).

À dificuldade de acesso juntam-se ainda más condições atmosféricas, com chuvas intensas que se devem prolongar nos próximos dias, além de réplicas do terramoto.

As autoridades sublinham ser urgente fazer chegar ajuda aos sobreviventes que perderam casas e não dispõem nem de alimentos. “Já há algumas tendas de campanha [nos locais], mas não são suficientes, são precisas muitas mais”, avaliava o responsável de Sumatra Oeste.

Hoje o Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyoni – que se encontra em visita ao Vietname – deslocar-se-á a Padang, bem perto das zonas mais devastadas em Sumatra, para avaliar as operações de resgate.

Ao mesmo tempo, as autoridades indonésias enfrentam os efeitos da erupção do vulcão de Mount Merapi, ontem, que provocou 28 mortos e 14 feridos graves. Os esforços estão agora em conseguir deslocar mais de 11 mil aldeões que habitam em redor do vulcão, um dos mais activos da Indonésia, nos arredores da cidade de Yogyakarta, na ilha de Java. O alerta permanece elevado, mas os peritos dizem que o vulcão está agora “bastante calmo”.



NOTA: embora com erros (basta ler atentamente a legenda da figura para descobrir dois...) aqui fica a notícia.

Sem comentários: