domingo, fevereiro 27, 2011

Um imenso Portugal

Mangualde!
Autor : Pedro Madeira Froufe - Jurista e docente universitário


Mangualde vai ter, este ano, uma praia com água salgada. Sim, refiro-me à cidade beirã de Mangualde, no distrito de Viseu que, segundo noticiou a imprensa, acabou de vencer – pelo menos, no que diz respeito a férias balneares – a interioridade! Ora, o projecto de praia salgada em Mangualde, com bares e restaurantes, apresentado, esta semana, em Lisboa (coisas de um estado centralista!), tem um aspecto particularmente interessante: prevê colocar junto ao mar simulado, uma enorme tela digital que passará uma imagem de um horizonte paradisíaco, com céu azul-marinho e tons tropicais. Os veraneantes a banhos em Mangualde poderão, assim e em pleno interior, desfrutar de um cenário e de um ambiente visual de praia, como se estivessem em repouso numa qualquer zona das Caraíbas.

Suponho que este projecto interessante (de resto, segundo os promotores e a Câmara Municipal, também interessante em termos de rentabilidade económica esperada) poderá representar uma espécie de “ovo de Colombo”, no que diz respeito à resolução da crise que nos atormenta. Em vez de a experiência se cingir a Mangualde e à reconstituição (num sítio improvável) de uma atractiva praia marítima, deveria estender-se ao país inteiro. Portugal deveria ladear-se de telas gigantes digitais que nos mostrassem um país equilibrado, desenvolvido, rico e com traços notórios (a olho nu) de um Estado social verdadeiro. Ao fundo da tela que servisse uma população privada do respectivo SAP, deveria ser possível, por exemplo, vislumbrar-se (digitalmente) um grandioso e moderno hospital. Por outro lado, nas zonas do Norte e do Grande Porto, fustigadas com as portagens nas ex-SCUT, a tela deveria revelar um horizonte de múltiplas auto-estradas, pejada de transportes públicos, sugerindo uma fácil e barata mobilidade. No fundo, a nossa imaginação poderá moldar as imagens das telas, consoante a zona e a respectiva necessidade mais premente das suas populações.

Para o Governo actual e para uma parte do PS que o suporta, talvez Mangualde seja um exemplo a seguir. Claro que nessas imagens de um ilusório Portugal digital, nunca apareceriam declarações como aquelas (aqueles recados) que o Sr. Trichet fez, no fim da semana passada. Nem tão pouco do Governador do Banco de Portugal, falando de uma recessão económica que (como é óbvio) já vivemos. Nessas imagens de um país virtual, poderiam projectar-se, igualmente, sumptuosas tendas, com coronéis Kadhafis, tomando chá com o Engenheiro Sócrates e acompanhados de Hugo Chávez. O déficite, claro está, também passaria, assim, a ser virtual.

A minha angustiada dúvida é saber se, de facto, o País já só tem viabilidade, transformando-se numa enorme Mangualde!


NOTA: uma música (Fado Tropical, do Chico Buarque e Ruy Guerra) para acompanhar a leitura do jornal, imaginando, como ridícula imagem de fundo, a tela digital tropical do presidente, socialista e trololó, de Mangualde:

Sem comentários: