domingo, junho 19, 2011

A prisioneira e Prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi faz hoje 66 anos


Aung San Suu Kyi (Rangum, 19 de Junho de 1945) é uma política de oposição birmanesa, ex-secretária geral da Liga Nacional pela Democracia. Durante a eleição geral de 1990, seu partido conquistou 59% dos votos em todo o país, e obteve 81% (392 de 485) dos assentos no parlamento. Ela já havia, no entanto, sido detida e colocada sob prisão domiciliar, permanecendo nesta condição por quase 15 dos 21 anos que se passaram desde 1990 até sua libertação, em Novembro de 2010.
Aung San Suu Kyi recebeu o Prémio Rafto e o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, em 1990, e o Prémio Nobel da Paz em 1991. No ano seguinte recebeu o Prémio Jawaharlal Nehru para a Compreensão Internacional, concedido pelo governo da Índia, e o Prémio Internacional Simón Bolívar, do governo da Venezuela. Aung San Suu Kyi é filha de Aung San, considerado o pai da Birmânia (ou Mianmar) actual.


NOTA: a seguinte canção, dos U2, foi escrita e dedicada a Aung San Suu Kyi, sendo um hino inspirador, apoiando e elogiando-a pelo seu activismo e luta pela liberdade na Birmânia. Devido à mensagem política do álbum onde foi publicada esta canção (All That You Can't Leave Behind) quem o possua na Birmânia pode enfrentar uma pena de prisão de 3 a 20 anos...

 

Sem comentários: