quarta-feira, agosto 31, 2011

O sindicato polaco Solidariedade nasceu há 31 anos

Solidarność (em português Solidariedade, de nome completo Niezależny Samorządny Związek Zawodowy "Solidarność" ou Sindicato Autónomo "Solidariedade") é uma federação sindical polaca fundada em 31 de Agosto de 1980 nos Portos de Lenin, originariamente liderada por Lech Wałęsa.
Foi o primeiro movimento sindical não-comunista em um país comunista. Nos anos 1980 constituiu um amplo movimento social anti-comunista.
O governo tentou destruir o sindicato com a lei marcial de 1981 e muitos anos de repressões, mas por fim começou a negociar com o sindicato. As conversas de mesa redonda entre o governo enfraquecido e a oposição do Solidariedade levou às eleição semi-abertas de 4 de Junho de 1989. Pelo fim de Agosto, uma coligação liderada pelo Solidariedade foi formada e em Dezembro Wałęsa foi eleito presidente. Desde então tornou-se um sindicato mais tradicional, e teve relativo pouco impacto na cena política da Polónia no início da década de 1990. Um partido político foi fundado em 1996 quando a Ação Eleitoral Solidariedade (Akcja Wyborcza Solidarność, AWS) ganhou a eleição parlamentar, 1997, mas perdeu a seguinte eleição parlamentar, em 2001. Actualmente, o Solidariedade, ou o que sobrou dele, tem pouca influência na moderna política do país.

Sem comentários: