quinta-feira, setembro 22, 2011

Barbárie nos Estados Unidos da América


 (imagem daqui)

Troy Davis executado em penitenciária da Geórgia

A execução de Troy Davis, acusado de ter morto um polícia em 1989, aconteceu quatro horas depois de o Supremo Tribunal norte-americano ter autorizado esta morte.

Troy Davis, que tinha sido condenado à morte em 1991, foi executado na penitenciária de Jackson, na Geórgia, após o Supremo Tribunal norte-americano ter rejeitado o recurso dos seus advogados que defendiam a sua inocência.

A execução deste afro-americano de 42 anos foi objecto de uma forte contestação internacional e de várias manifestações à porta da prisão onde acabou por ser executado com uma injecção letal.

Quatro horas antes da execução, o Supremo Tribunal norte-americano autorizou esta execução, apesar de os advogados de Troy Davis ter alegado a existência de «novas provas» que inocentavam o seu cliente.

Davis foi condenado à morte depois de alegadamente ter morto um polícia branco num parque de estacionamento de Savannah, na Geórgia, em 1989, uma tese apoiada então por nove testemunhas.

Sete destas nove testemunhas acabaram por mudar a sua versão dos acontecimentos e acusaram mesmo a polícia de os ter incentivado a acusar Troy Davis.

Davis voltou a reclamar a sua inocência na hora em que lhe foi administrada a injecção letal, num caso em que a arma do crime nunca apareceu e em que nunca apareceram vestígios de ADN ou impressões digitais.

Segundo um dos advogados que assistiu à execução, Troy Davis, dirigindo-se à família do polícia morto, lamentou o sofrimento pela qual estavam a passar, mas lembrou que «não tinha uma arma».

«Disse à família que lamentava a sua perda, mas também afirmou que não foi ele que lhes levou o filho, o pai e irmão», afirmou o condenado à morte, de acordo com este advogado.

Troy Davis pediu ainda à sua família para continuar a lutar pela verdade e para que tenha fé no futuro e dirigiu-se depois aos guardas prisionais que lhe estavam a tirar a vida.

«Que Deus tenha misericórdia das vossas almas», acrescentou o afro-americano de 42 anos, antes de ser ser administrada a injecção letal, processo que terminou em cerca de 15 minutos, acrescentou o advogado.

No exterior da prisão, um protesto silencioso juntou centenas de pessoas que consideraram que estar a assistir a um momento trágico.

in TSF

Sem comentários: