segunda-feira, março 26, 2012

Há 33 anos o Egito reconheceu Israel e este devolveu-lhe a península do Sinai

Begin, Carter e Sadat em Camp David, no momento da assinatura do tratado de paz entre Israel e Egito

O Tratado de paz israelo-egípcio foi assinado em Washington, DC, Estados Unidos, em 26 de março de 1979, após os Acordos de Camp David (1978)
Os principais pontos do tratado eram o mútuo reconhecimento de ambos os países, a cessação do estado de guerra que permanecia desde a Guerra árabe-israelita de 1948, e a completa retirada por Israel de suas forças armadas e civis do resto da Península do Sinai, capturada por Israel durante a Guerra dos Seis Dias (1967). O acordo também garantia a passagem livre dos navios de Israel através de Canal de Suez e o reconhecimento do Estreito de Tiran e do Golfo de Aqaba como águas internacionais.
O acordo de paz foi firmado 16 meses depois da visita do presidente egípcio, Anwar Sadat, a Israel, em 1977, depois de intensa negociação. Com o acordo, o Egito tornou-se o primeiro país árabe a reconhecer oficialmente o Estado de Israel.


Nota: Sadat, um homem de coragem, recebeu dois prémios pelo seu empenho na paz - o Prémio Nobel da Paz, em 1978, pelos prévios Acordos de Camp David, e o martírio, em 6 de outubro de 1981, às mãos dos fundamentalistas da Irmandade Muçulmana, por ter reconhecido o estado de Israel.

Sem comentários: