terça-feira, abril 17, 2012

Há 51 anos a CIA teve uma pesada derrota em Cuba

Invasão da Baía dos Porcos
Parte da Guerra Fria
Cuba Bahia de Cochinos-pt.svg
Mapa da localização da Baía dos Porcos em Cuba.
Data 17 - 19 de abril de 1961
Local Baía dos Porcos, sul de Cuba
Resultado Vitória do governo cubano.

A Invasão da Baía dos Porcos (conhecida como La Batalla de Girón em Cuba), foi uma tentativa frustrada de invadir o sul de Cuba por forças de exilados cubanos anticastristas formados pelos Estados Unidos. Com o apoio das forças armadas americanas, treinados e dirigidos pela CIA, os exilados tentaram invadir Cuba em abril de 1961 para derrubar o governo socialista e depor o líder cubano Fidel Castro.
O plano foi lançado em abril de 1961, menos de três meses depois de John F. Kennedy ter assumido a Presidência dos Estados Unidos. A arriscada ação terminou em fracasso. As forças armadas cubanas, treinadas e equipadas pelas nações do Bloco do Leste, derrotaram os combatentes do exílio em três dias e a maior parte dos agressores foi capturada pelo exército cubano. As relações entre Cuba e EUA deterioraram-se ainda mais no ano seguinte com a Crise dos Mísseis.
Sob o nome de código "Operação Mangusto", a operação tinha como objetivo derrubar o recém-formado governo socialista e assassinar o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro. Depois de três dias de combates, os mercenários foram vencidos e Fidel declarou vitória sobre o imperialismo americano.
Fidel Castro já esperava um ataque direto à ilha, tendo sido alertado previamente por Che Guevara, que presenciara um ataque semelhante à revolução ocorrida na Guatemala. Com a invasão iminente, Fidel anunciou em discurso no dia 16 de abril de 1961, pela primeira vez, o caráter socialista da revolução e, no dia seguinte, teve início o ataque à ilha, na Praia de Girón, localizada na Baía dos Porcos.
Através da CIA, o governo norteamericano treinou 1.297 exilados cubanos, ligados à ditadura de Fulgencio Batista e baseados em Miami, para destruir o governo de Fidel Castro. Como o planeado apoio da Força Aérea Americana foi vetado por Kennedy, temendo envolver o governo dos Estados Unidos de forma institucional e aberta, a Operação Mangusto da CIA acabou sofrendo uma derrota arrasadora e, em 72 horas, foi sufocada por forças governamentais cubanas.

Sem comentários: