terça-feira, maio 22, 2012

O maior sismo de sempre (em Magnitude) foi há 52 anos


Mapa da área atingida pelo sismo de 22 de maio de 1960

Vista de uma rua no centro de Valdivia após o sismo

O Sismo de Valdivia de 1960, também conhecido como Grande Sismo do Chile, foi o mais violento sismo já registado cientificamente, ocorreu no dia 22 de maio de 1960, no Chile.
Atingiu todo centro-sul do Chile, incluindo as cidades de Valdivia e Concepción, registando 9,5 pontos na escala de magnitude de momento, o que o tornou o mais forte já registado cientificamente na história da Humanidade.
O sismo foi sentido em diferentes partes da Terra e produziu um tsunami que afetou diversas localidades ao largo do Oceano Pacífico, como no Havaí e no Japão e provavelmente a erupção do vulcão Puyehue. Cerca de 5.700 pessoas faleceram e mais de 2 milhões ficaram feridas por causa desta catástrofe. Tsunamis causados pelo tremor de terra causaram 62 mortes no Havai e 31 nas Filipinas nas horas seguintes, e réplicas do primeiro abalo puderam ser sentidas por mais de um ano. Os estragos chegaram a ameaçar seriamente a realização do Campeonato do Mundo da FIFA de 1962, já programada para ocorrer no país.
O Chile é susceptível a fortes terremotos porque está cortado pela divisão de duas placas tectónicas: as placa de Nazca e a placa Sul-Americana.
O número de vítimas e os prejuízos deste desastre nunca foram conhecidos com precisão. Diversas estimativas quanto ao número total de mortes directamente associadas ao sismo e tsunamis foram publicadas, com a USGS a citar estudos e números de 2.231, 3.000, ou 5.700 mortes, enquanto outras fontes usam estimativas de 6.000 mortes. Várias fontes estimam o custo monetário entre 400 milhões e 800 milhões de dólares norte-americanos (equivalentes a 2,9 e 5,8 mil milhões de dólares aos custos de 2010, corrigidos pelo efeito da inflação). Cerca de 965 pessoas morreram de um a três dias depois do terremoto, por doenças causadas pelos esgotos a correr a céu aberto, entre outros, ou por hemorragias ocorridas por causa dos ferimentos.

O tsunami de Valdivia na passagem (tempo em horas) ao longo do Oceano Pacífico

Sem comentários: