quarta-feira, agosto 15, 2012

A Índia e o Paquistão fazem hoje 65 anos

A Índia, oficialmente República da Índia, é um país da Ásia Meridional. É o sétimo maior país em área geográfica, o segundo país mais populoso e a democracia mais populosa do mundo. Delimitado ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7.517 km. O país é delimitado pelo Paquistão a oeste; pela República Popular da China, Nepal e Butão no norte e por Bangladesh e Mianmar a leste.


O Paquistão (oficialmente República Islâmica do Paquistão), é um país do Sul da Ásia. Localizado na região onde convergem o Sul da Ásia, a Ásia Central e o Médio Oriente, o país faz fronteira com o Irão e o Afeganistão a oeste, a China a nordeste e a Índia a leste, ademais de ser banhado pelo Mar Arábico ao sul, com um litoral de 1.046 km de extensão.
O Paquistão é o sexto país do mundo em população e possui uma das maiores populações muçulmanas do planeta. Seu território pertenceu à Índia Britânica e tem uma longa história de assentamento e civilização, inclusive a civilização do Vale do Indo. A região já foi invadida por gregos, persas, árabes, afegãos, turcos e mongóis. Foi incorporado na Índia Britânica no século XIX. Desde a sua independência, o país tem se caracterizado por períodos de crescimento militar e económico intercalados com instabilidade política.



O Bangladesh (etimologicamente, A Nação Bengali) é um país asiático rodeado quase por inteiro pela Índia, excepto a sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e a sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala. O país está listado entre as economias chamadas de "Próximos Onze". A sua capital é Daca.
Bangladesh conquistou a sua independência do Paquistão em 1971, depois da guerra civil de nove meses entre o Paquistão Ocidental e o Paquistão Oriental. De 1947 a 1971, a região que hoje é Bangladesh foi o Paquistão Oriental. Mais da metade da população do Paquistão morava lá.
O nordeste da Índia tem fronteiras com Bangladesh em três lados. Muitos dos aspectos físicos e culturais de Bangladesh são partilhados com Bengala Ocidental, um estado da Índia vizinho do Bangladesh. Na verdade, Bangladesh e Bengala Ocidental formam uma região da Ásia conhecida como Bengala.
Bangladesh é o oitavo país do mundo em número de habitantes. O rápido crescimento populacional do país trouxe um sério problema de superpopulação.

Sem comentários: