sábado, agosto 25, 2012

Catarina Furtado - quarenta anos!

(imagem daqui)

Catarina Cardoso Garcia da Fonseca Furtado (Famalicão, 25 de agosto de 1972) é uma atriz e apresentadora portuguesa.
Formada em dança pela Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa (1990) frequentou entre 1995 e 1997 a London International School of Acting.
Começou como apresentadora de televisão em 1991, com o programa TopMais, na RTP1, apresentando em 1992 o MTV-Portugal na SIC e, em 1993, tornou-se numa das caras mais conhecidas do pequeno ecrã com o Chuva de Estrelas (programa que ajudou o canal de Carnaxide a ser líder de audiências). Um ano depois, apresentou o Caça ao Tesouro e desde 1995 que se tem desdobrado em múltiplas tarefas: apresentou o programa Uma noite de sonho e muitos outros programas de moda, música, galas, reportagens. Entrevistou figuras como Patrick Swayze, Sandra Bullock, Arnold Schwarzenegger, Kevin Spacey, Ralph Fiennes, Jeff Goldblum, Harrison Ford, Kevin Costner e Sharon Stone, entre outros. Em 1999 apresentou Pequenos e Terríveis.
Atriz, iniciou em 1994 o seu percurso no cinema, já depois de uma curta aparição em Non, ou a Vã Glória de Mandar de Manoel de Oliveira (1990). Participou depois em títulos como Amor & Alquimia (1995) e Pesadelo Cor-de-Rosa (1998) de Fernando Fragata, Longe da Vista (1998) de João Mário Grilo, Maria e as Outras (2004) de José de Sá Caetano, entre vários telefilmes (2000 - A Noiva de Luís Galvão Teles, 1997 - Fátima de Fabrizio Costa, entre outros). Integrou ainda o elenco de séries e novelas.
Em 2001 foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para as crianças. Quatro anos depois, lançou um programa na RTP - canal de televisão público Português - Por um Mundo Melhor que se revelou um programa importante sobre o voluntariado.
Em 2003, foi apresentadora da primeira e segunda séries do Operação Triunfo, voltando ao ar um ano depois com o Dança Comigo, sendo que apresentou parte da segunda série, dando lugar a Sílvia Alberto para ser mãe.
Apresentou A Minha Geração e voltou à representação, na série Liberdade 21 (2ª temporada)
Catarina Furtado é filha de Helena e Joaquim Furtado e irmã de Marta Furtado. É casada com o ator João Reis com quem tem dois filhos.

Sem comentários: