quarta-feira, agosto 15, 2012

O físico francês Louis de Broglie nasceu há 120 anos

Louis-Victor-Pierre-Raymond, príncipe e 7.º duque de Broglie, geralmente conhecido por Louis de Broglie (Dieppe, 15 de agosto de 1892 - Louveciennes, 19 de março de 1987), foi um físico francês.

Louis de Broglie estudou inicialmente história, depois interessou-se por física e matemática, por influência de seu irmão, Maurice de Broglie, 6º duque de Broglie e proeminente físico experimental da época. Louis de Broglie iniciou seus trabalhos de pesquisa estudando os raios X, em colaboração com Maurice. Foi este trabalho que o levou mais tarde a escrever sua tese de doutoramento, "Recherches sur la théorie des quanta". Nesta, de Broglie introduz a sua teoria de ondas de eletrões, que inclui a teoria de dualidade onda-partícula da matéria, baseada na teoria dos quanta proposta por Max Planck e Albert Einstein. Este trabalho abre uma nova área da física, a mecânica ondulatória, que constitui uma das principais bases da mecânica quântica. Em 1927, Clinton Davisson e Lester Germer demonstram experimentalmente a difração de eletrões através de cristais. A experiência de Davisson-Germer comprova a hipótese da natureza ondulatória de eletrão e, como consequência, Broglie recebe o prémio Nobel de Física em 1929, pela teoria da dualidade onda-matéria. Entre as aplicações mais importantes desta teoria destaca-se o desenvolvimento de microscópios eletrónicos, que permitem uma resolução muito superior à dos microscópios óticos.
No final da sua carreira, de Broglie desenvolveu uma explicação causal da mecânica ondulatória, em oposição à visão probabilística, que domina a mecânica quântica. Esta explicação causal foi refinada no anos 1950 por David Bohm e é hoje conhecida como interpretação de Bohm.
Participou da 5ª e 7ª Conferência de Solvay.



Sem comentários: