quinta-feira, outubro 18, 2012

Ne-Yo faz hoje 33 anos

Shaffer Chimere Smith (Camden, 18 de outubro de 1979), mais conhecido pelo seu nome artístico Ne-Yo, é um cantor de pop/R&B, compositor, produtor, dançarino e ator norte-americano.

Nascido no dia 18 de outubro de 1979, Ne-Yo lançou seu primeiro disco em 2006, com 27 anos de idade, chamado In My Own Words. O álbum obteve sucesso com praticamente todas as quinze faixas. No Brasil, os singles foram So Sick e Sexy Love. Com este trabalho, Ne-Yo recebeu Disco de Platina, estreou na primeira posição da Billboard 200 e vendeu cerca de 300 mil cópias.
No ano de 2007 lançou o segundo disco, chamando-se Because of You. Imitando o sucesso do primeiro, estreou também em primeiro lugar na Billboard 200, tornando-se o segundo álbum número um do cantor. Com as músicas de trabalho "Because of You" e "Crazy", esta última com a participação de Jay-Z, Ne-Yo atingiu o topo de paradas pop sem maiores dificuldades. Como prova desta repercussão, o disco vendeu em torno de 250 mil cópias somente na primeira semana, e mais de um milhão e meio no mundo todo até hoje. Ainda no ano de 2007, Ne-Yo participou dos filmes Save the Last Dance 2 e Stomp The Yard.
Em 2008, teve aparições nos programas Las Vegas e All My Children. No segundo semestre do mesmo ano, lançou o seu terceiro disco chamado Year of the Gentleman, cujas músicas de trabalhos são Closer, Miss Independent e Mad. Entre seus mais novos hits de sucesso encontra-se "Never Knew I Needed" que é um single promocional para o filme da Walt Disney The Princess and the Frog (A Princesa e o Sapo). O cantor também teve participações em outros hits tal como "Hate That I Love You" com Rihanna; "Bust It Baby" com Plies; "Knock You Down" com Keri Hilson & Kanye West e "Be On You" com Flo Rida.
Além de cantar, ele dança, interpreta e compõe músicas para ele e para outros cantores como Beyoncé e Rihanna. Para a Beyoncé ele compôs Irreplaceable, e, para Rihanna, compôs "Take a Bow" e "Russian Roulette", entre outras. Ne-Yo também compôs musicas para o cantor Usher que, como Beyoncé e Rihanna, faz grande sucesso nos Estados Unidos. Para muitos que ouvem suas músicas há uma influência clara do cantor Michael Jackson. Sobre isto, Ne-Yo comentou que, se pudesse, estaria participando no novo álbum de Michael Jackson, assim como também nos de Whitney Houston e Britney Spears. Em 2010 participou do remix para o single Angels Cry com Mariah Carey, tendo grande exito mundial.
Na noite de 12 de novembro de 2010, uma sexta-feira, nasceu sua filha, fruto de seu relacionamento com a namorada Monyett Shaw, chamada Madilyn Grace Smith. Ela estava prevista para chegar ao mundo em janeiro, mas nasceu prematura. Em outubro de 2011, nasceu o seu segundo filho, Mason Evan Smith.
Em 2012 juntou-se à equipe de Cee Lo Green no reality show musical da NBC, The Voice, como mentor auxiliar.


Sem comentários: