terça-feira, fevereiro 19, 2013

Bon Scott morreu há 33 anos

Bon Scott com os AC/DC, agosto de 1979

Bon Scott (nascido Ronald Belford Scott, Kirriemuir, 9 de julho de 1946 - Londres, 19 de fevereiro de 1980) foi um cantor escocês, vocalista e compositor da banda australiana AC/DC de 1974 a 1980.
Em 2006, a revista Hit Parader colocou Scott como o 5º melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos.
Iniciou a sua carreira com a banda The Spektors, logo depois formando The Valentines, onde conheceu o seu amigo Vince Lovergrove, que trabalharia no seu próximo projeto, os Fraternity; logo após a separação do grupo, integrou os AC/DC onde participou em sete discos, vindo a falecer logo após o lançamento do último álbum de Bon como vocalista, Highway to Hell, que os levou à fama mundial. Depois da sua morte foi substituído por Brian Johnson.

(...)

A sua morte até hoje não foi bem explicada, após a turnê de divulgação do álbum Highway to Hell pela Europa, Bon resolveu passar uns dias em Londres, para rever amigos. A tragédia teve início numa tradicional noite de bebedeira, coisa que Bon estava realmente habituado. Bon e um amigo seu, chamado Alistar Kinnear, foram tomar algumas bebidas no Music Machine, um clube noturno localizado em Camden Town. Depois de muitas rodadas, a dupla foi para Ashby Court, onde Bon vivia naquela época. No caminho, Bon desmaiou no banco de trás do veículo. Kinnear não se importou e seguiu adiante. Quando chegou à casa do vocalista dos AC/DC, Kinnear tentou acordar Bon e levá-lo para a cama, porém não conseguiu acordar o seu companheiro, que estava num avançado estado de embriaguez. Kinnear desistiu da ideia e seguiu dirigindo para seu próprio apartamento. Chegando lá, nova tentativa frustrada de tirar o amigo, bêbado, do veículo. Assim decidiu deixar Bon ‘dormindo’ no banco de trás do automóvel, um Renault 5, em Overhill Road, uma estrada em Dulwich. Quando Kinnear voltou na manhã seguinte para ver o seu amigo, já era tarde demais. Bon estava morto, praticamente congelado dentro do pequeno automóvel. O sujeito ainda levou o amigo às pressas para o Kings College Hospital, de Londres, que declarou que o músico já chegou sem vida às urgências do Hospital. O atestado de óbito informou que Bon Scott havia falecido por causa de overdose e ‘death by misadventure’ (morte por desventura, ou por desgraça). Nos jornais da época foi também noticiado que o músico teria se sufocado com o próprio vómito e que a baixa temperatura da madrugada e suas constantes crises de asma colaboraram na tragédia daquela fria manhã de 19 de fevereiro de 1980, um dos dias mais tristes do rock n’ roll.


1 comentário:

consultation voyance disse...

Obrigado por trazer relaxamento, o local é maravilhoso, estou todos os dias e não vejo fim para que haja notícias.
Obrigado por nos dar tanta felicidade!