quarta-feira, março 20, 2013

Carl Palmer - 63 anos

Carl Palmer (nascido Carl Frederick Kendall Palmer, a 20 de março de 1950, em Handsworth, Birmingham, Inglaterra) é um percussionista e baterista britânico. É frequentemente referido como um dos maiores e mais influentes bateristas de rock de todos os tempos. Palmer é veterano de várias bandas britânicas, incluindo The Crazy World of Arthur Brown, Atomic Rooster, Emerson, Lake & Palmer e Asia. Também contribuiu para músicas de Mike Oldfield.
Um aspeto que gera confusão na sua carreira é relacionado com o seu trabalho na banda The Crazy World of Arthur Brown. Ele foi baterista durante a turnê do grupo, mas não participou do álbum homónimo da banda, cargo ocupado por Drachen Theaker. Entretanto, o medo em voar de Theaker, que o impossibilitava em realizar turnês com o grupo, levou a que essa tarefa fosse passada então para Palmer.
Depois da sua saída dos The Crazy World of Arthur Brown, Palmer juntou-se a Vincent Crane para formar os Atomic Rooster. Tocou somente num álbum antes de sua saída para os Emerson, Lake & Palmer (ELP). Palmer permaneceu na banda até o final de 1979. Seguiu-se uma nova banda P.M. e deixou posteriormente o projeto em favor dos Asia, com antigos membros do Yes, King Crimson e The Buggles. Palmer e Emerson reuniram-se novamente, dessa vez com o guitarrista e vocalista Robert Berry, para formar o 3, lançando um álbum sem sucesso de 1987.
Palmer reuniu-se para reformular os ELP em 1992 para Black Moon e In the Hot Seat, uma compilação com vários DVDs de turnês, seguido do final definitivo dos ELP em 1998, Palmer realizou uma turnê com a sua própria banda.
Apesar de nenhuma das bandas de que Palmer foi integrante estar no Hall da Fama do Rock and Roll em Cleveland, uma bateria de Palmer está lá, após ter sido comprada e doada por Ringo Starr.




Sem comentários: