terça-feira, abril 30, 2013

Jeff Timmons - 40 anos

Jeffrey Brandon Timmons (nascido em 30 de abril de 1973 em Canton, Ohio) é um cantor e produtor musical norteamericano e membro fundador do grupo nomeado para o Grammy, 98 Degrees.

Jeff Timmons iniciou a sua carreira artística involuntariamente, quando criança aprendeu a cantar numa igreja católica, perto do local onde morava, participando no seu coral, mas nunca levou a hipótese de cantar a sério. Na faculdade, onde estudava psicologia (na Universidade de Kent) Jeff chama alguns amigos para cantar "My Girl" para impressionar as amigas. Saindo-se tão bem quanto o esperado, ele decide, com seus amigos, em seguir a carreira artística. Eles resolvem mudar-se para Los Angeles, com John Lippmann, colega da universidade, almejando serem descobertos por algum bom empresário ou caça-talentos para conseguir um contrato de gravadora para o grupo recém-formado. Obtendo apenas frustrações, John abandona a ideia juntamente com os outros integrantes do grupo, mas pede para que Jeff entre em contacto com um amigo chamado Justin Jeffre, o qual foi seu colega na SCPA. Justin então aceita o pedido de Jeff e chama seu amigo Nick Lachey, que convoca seu irmão Drew, e assim forma o definitivamente os 98 Degrees. 

Contrato com gravadora e fama
Jeff exerceu vários part-times como segurança, entregador etc. para conseguir se sustentar enquanto ensaiava e fazia performances com o grupo atrás de um contrato. No backstage de um show do Boyz II Men o grupo consegue um convite para se apresentar em uma rádio local onde chama a atenção de Paris D'Jon que é o empresário do grupo conseguindo um contrato com a Motown Records. Entretanto junto com todo o grupo, Jeff sofreu alguns preconceitos por parte de sua própria gravadora, por serem um grupo de artistas caucasianos da Motown, sendo obrigados a morar na periferia do Brooklyn para que conseguissem que o álbum fosse lançado.
Em 97 o grupo lança seu primeiro álbum com o single "Invisible Man" que levou o nome do grupo alcançando sucesso moderado e depois o relança novamente com o novo single "Was It Something I Didn't Say" sem muito êxito, mas ganhando um disco de ouro. No ano seguinte lançam seu segundo álbum, 98 Degrees and Rising alcançando o sucesso desejado, obtendo os hits "Because Of You", "The Hardest Thing", "I Do (Cherish You)" e o dueto com Stevie Wonder, "True to Your Heart". 98 Degrees and Rising obtiveram vários discos de platina em pouco tempo.
No final de 1999, os 98 Degrees lançam o álbum de natal This Christmas, com o single "This Gift" se tornando platina.
Em fase de produção do terceiro álbum de estúdio, o grupo é convidado por Mariah Carey a gravar o hit "Thank God I Found You" juntamente com Joe. O single se tornou disco de outro e deu a primeira nomeação ao Grammy para o grupo na categoria "Melhor Colaboração Pop com Vocais".
Ainda no mesmo ano, o grupo finalizou o álbum Revelation. Neste álbum o grupo teve mais liberdade de produção, co-escrevendo e co-produzindo muitas de suas faixas, com Jeff trabalhando em duas faixas do álbum. O álbum obteve vários discos de platina, juntamente com o primeiro single "Give Me Just One Night (Una Noche)" e seguiu com sucesso moderado de "My Everything" e "The Way You Want Me To".
Em 2001 Jeff faz sua última apresentação pública com o grupo cantando "Man In The Mirror" com a parceria de Usher e Luther Vandross no especial de 30 anos de Michael Jackson na Madison Square Garden. No ano seguinte é lançado a coletânea The Collection com "Why (Are We Still Friends)" sendo o único single novo a divulgar o álbum. A partir daí o grupo anuncia que darão um tempo para seguir carreira solo e se envolver em outros projetos.

Carreira solo
Descontente com sua experiência com as gravadoras, Jeff decide gravar independentemente.
Cquote1.svg É ótimo estar com uma grande gravadora, pois eles podem colocar muita coisa atrás de seu projeto e fazer um monte de promoções e outras coisas, mas eles também têm algum tipo de controle sobre a criatividade do seu projeto, às vezes. Mesmo se você escrever tudo e produzir tudo sozinho, eles ainda podem chegar lá e mudar algumas coisas, e eu só queria ter a minha própria coisa em que eu conte a minha própria história sobre o que vem acontecendo comigo nestes últimos anos. Cquote2.svg
Jeff Timmons em entrevista para a MTV
O álbum foi inteiramente produzido e escrito por Jeff, focando o estilo musical dos 98 Degrees. Com exceção de "Baby J", composta para seu filho Jeff Jr. O álbum foi lançado em 24 de agosto de 2004, com "Whisper That Way" sendo o single de lançamento do álbum de mesmo nome. Embora o single tenha tido êxito a entrar em 23° na parada Adult Contemporary, o álbum falhou a alcançar o mesmo sucesso, da mesma forma os singles "Better Days" e "Favorite Star". Entretanto o álbum fez grande sucesso na China, Japão e Malásia.

Em agosto de 2005 Jeff se une com o grupo na campanha para prefeito de Cincinnati, onde seu amigo Justin estava concorrendo. Eles cantaram "Invisble Man" no rally feito na campanha de Justin.
Em 2007, Jeff participou do reality show da VH1, "Mission: Man Band". A meta do programa era unir quatro ex-membros de boy bands e formar um novo grupo, os fazendo viver juntos por três semanas e passar por uma fase de produção, gravação, performance e promoção para o lançamento do primeiro single. Jeff participou juntamente com Bryan Abrams de (Color Me Badd), Rich Cronin (LFO) e Chris Kirkpatrick (*NSYNC).

Jeff começou a investir em uma distribuidora não-tradicional de produtos multimedia chamada "iamMedia". A distribuidora trabalhará com a Circle K, 7-11, Kroger e SuperValue.
Em seu novo álbum ainda sem nome, Jeff está fazendo todo trabalho de composição, produção e mistura sozinho. O primeiro single "Emotional High foi lançado primeiramente nas Filipinas. Ainda em fase de produção, Jeff enviava músicas para as pessoas que se inscreviam eu seu website oficial para ouvir suas opiniões e escolher o reportório do novo álbum. O álbum seria lançado em um cruzeiro nas Caraíbas, mas Jeff voltou atrás na decisão, resolvendo dá-lo de graça para quem se inscrevesse em seu Facebook e mais tarde abriu mais ainda a oportunidade para todos os que se inscreverem em seu website. Segundo ele, tem gostado tanto de seu novo trabalho e que sabe que há pessoas e antigos fãs que não sabem de seu novo projeto ainda, que decidiu dá-lo de graça para que as pessoas conhecessem melhor seu trabalho.
Cquote1.svg Eu definitivamente acho que poderíamos ter tido acordos melhores. Nenhuma dúvida sobre isso. Em um ponto que havíamos vendido mais de 5 milhões de discos com ambas Motown e Universal Motown e não tivermos retorno. Nós ainda não estávamos ganhando dinheiro. Ficávamos do tipo "Como isso acontece? Eu acho que quando você é jovem você só quer fazer e viver o sonho, então você depende que sua gestão, agentes e advogados tenham seus melhores interesses em mente. Isso não acontece sempre. Tudo em tudo, eu não comerciaria nada porque o conhecimento que eu ganhei com as experiências do ponto de vista empresarial é inestimável. Cquote2.svg
Jeff Timmons em entrevista para a ClubDistrict


Vida pessoal
Jeff Timmons é hipoglicêmico, por isso o apelido "Sugar" (açúcar). É divorciado e possui dois filhos (Alyssa e Jeffrey Jr) de que compartilha a custódia com ex-esposa. Alyssa teve participação no vídeoclipe "My Everything" dos 98°. Ele também trabalha com várias instituições de caridade como a St. Jude Children's Hospital e a Elizabeth Glaser Pediatrics Aids Foundation. Em 2006 Jeff foi condenado por um ano de prisão preventiva por dirigir alcoolizado, mas seus advogados, com um recurso, conseguiram diminuir a pena: teve que fazer um tratamento contra o alcoolismo e prestar serviços comunitários por 50 horas.


Sem comentários: