terça-feira, abril 30, 2013

Sismo forte nos Açores

Recebido via e-mail (e com reforço pelos meus alunos...) do IPMA:
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que no dia 30.04.2013 pelas 06.25 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 5.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Norte-Noroeste dos Ilhéus das Formigas (S. Miguel). 

De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrossísmica actualizada. 

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. 

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

Localização do epicentro, segundo o IPMA:


NOTA: passados poucos minutos (quatro, o suficiente para sair para a rua...) houve uma réplica forte que, provavelmente, assustou ainda mais os habitantes da parte este da ilha de São Miguel:
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 30.04.2013 pelas 06.29 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 4.4 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Norte-Noroeste dos Ilhéus das Formigas (S. Miguel).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Povoação e Vila Franca e intensidade III na região da Lagoa, ilha de S. Miguel.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt)

Sem comentários: