sexta-feira, maio 31, 2013

O Príncipe Rainier III do Mónaco nasceu há 90 anos

Rainier III, Príncipe de Mónaco (Rainier Louis Henri Maxence Bertrand Grimaldi) (31 de maio de 1923 - 6 de abril de 2005) reinou no Principado do Mónaco quase cinquenta e seis anos, fazendo dele um dos monarcas que reinaram por mais tempo durante o século XX. Embora tenha ficado mais conhecido fora da Europa por ter se casado com a atriz dos Estados Unidos Grace Kelly, Rainier foi também responsável por reformas na constituição de Mónaco e pela expansão da economia do principado; não somente por meio de sua tradicional base de jogos de azar como também por meio do turismo. Os lucros com jogos de azar correspondem, na atualidade, a três por cento da receita anual da nação. Quando Rainier ascendeu ao trono, em 1949, correspondiam a mais de noventa e cinco por cento. Antes de sua morte, era o segundo monarca no mundo que há mais tempo reinava.

Rainier nasceu no Mónaco como o único filho do príncipe Pierre Pierre do Mónaco, duque de Valentinois (nascido conde Pierre de Polignac), e da sua esposa, a princesa hereditária Princesa Charlotte, Duquesa de Valentinois. Nascida na Argélia, sua mãe era a única filha do príncipe Luís II do Mónaco e de Marie Juliette Louvet. Ela foi mais tarde legitimada por meio de uma adoção formal e, subsequentemente, foi nomeada herdeira do trono monegasco. O seu pai era um nobre da Bretanha com sangue francês e espanhol. Ele adotou o sobrenome de sua esposa, Grimaldi, com o seu casamento e foi feito um Príncipe do Mónaco pelo seu sogro.
Rainier tinha apenas uma irmã, a Princesa Antoinette, Baronesa de Massy, que se tornou uma figura impopular quando tentou colocar seus filhos na linha de sucessão, exigindo que a princesa Kelly deixasse o país.
O príncipe estudou em Summer Fields School, em St Leonards-on-Sea, Inglaterra, e mais tarde em Stowe School, uma prestigiada escola pública inglesa em Buckinghamshire. Depois, foi matriculado no Instituto Le Rosey, no Cantão de Vaud, Suíça, antes de continuar seus estudos na Universidade de Montpellier, França, onde obteve um grau de bacharel das artes. Terminou sua educação no Institut d'Etudes Politiques de Paris.
O avô materno de Rainier, o príncipe Luís II, tinha sido um general na armada francesa durante a Primeira Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra Mundial, Rainier serviu como oficial de artilharia na armada. Como subtenente, lutou corajosamente durante a contra-ofensiva alemã na Alsácia. Depois da guerra, ele ganhou a Croix de guerre e a Bronze Star Medal, tornando-se cavaleiro da Legião de Honra da França.
Em 9 de maio de 1949, Rainier tornou-se o príncipe-soberano do Mónaco com a morte do príncipe Luís II. A sua mãe já tinha renunciado aos seus direitos em seu favor em 1926.

Depois de um namoro que conteve "um bom ideal de apreciação de ambos os lados", o príncipe Rainier, a 19 de abril de 1956, casou-se com a atriz americana vencedora de um Óscar, Grace Kelly (1929-1982). Eles tiveram três filhos juntos:
O Príncipe Rainier tem nove netos:
Após a morte da sua esposa, falecida no hospital depois de sofrer um acidente automobilístico nas colinas do Mónaco, Rainier envolveu-se romanticamente com uma prima distante, a princesa Ira von Fürstenberg, uma ex-atriz de cinema, designer de jóias, herdeira da Fiat e ex-cunhada da designer de moda Diane von Fürstenberg. Assim como ele, ela é descendente da Casa de Zähringen.

O príncipe Rainier III do Mónaco faleceu no dia 6 de abril de 2005, aos 81 anos de idade, no centro cardiotorácico do principado. Encontra-se sepultado na Catedral de São Nicolau, Monaco-Ville, no Mónaco.

Sem comentários: